Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O município de São Sebastião do Alto esteve bem representado no 2º Rio Gastronomia 2014, com os produtos da empresa Variedades da Roça. Na oportunidade, foi feito o lançamento do doce de leite com banana, que foi uma novidade e que fez grande sucesso na feira, assim como a ambrósia, doce de leite puro com ameixa e com maracujá.
Convidado pelo empresário Tiago Gaio, o prefeito Mauro Henrique (PT) esteve presente e viu o sucesso do evento. “Tive a oportunidade de comparecer ao Rio Gastronomia 2014 e pude presenciar o sucesso que os produtos Variedades da Roça fizeram. Isso é muito bom para o município, em ser representado num evento grandioso como esse, por um produto de qualidade. Tenho certeza que aquele que experimentou e adquiriu irá, em breve, visitar São Sebastião do Alto para conhecer cidade e adquirir mais produtos”, frisou Mauro Henrique.
Para o empresário Tiago Gaio, esta é uma oportunidade para que os produtos fabricados em São Sebastião do Alto possam romper fronteiras. “Tivemos a oportunidade de ter contato com pessoas de vários lugares diferentes, conhecendo e adquirindo os nossos doces. Este é o segundo ano que participo trazendo um pouquinho do município em cada pote de doce”, salientou.
Ainda de acordo com o empresário, foi muito bom receber o prefeito Mauro Henrique no estande da empresa. “Tivemos diversas autoridades prestigiando o evento e a mais importante, para nós, foi a do prefeito da nossa cidade, que pôde conferir que o nosso produto leva o nome de São Sebastião do Alto para vários locais do Brasil e do mundo”, concluiu.
Este ano, o Rio Gastronomia bateu recorde de público de anos anteriores, com mais de 40 mil visitantes em seis dias de programação nas tribunas B e C do Jockey Club Brasileiro, no Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. É considerado o maior evento de gastronomia do Brasil.
Nova Friburgo é pioneiro na plantação de orgânicos
A agricultura é um dos destaques da economia de Nova Friburgo e o setor de orgânicos tem tudo para ser a vedete dos próximos anos no setor, inclusive na cidade. O município de Nova Friburgo foi berço da agricultura orgânica no estado do Rio de Janeiro e é um dos maiores produtores de olerícolas, o maior produtor de couve-flor e o segundo produtor de flor de corte do País.
Produtores e técnicos do município se organizaram, nos anos 1980, para produzir alimentos sem impacto ambiental, de manejo e como alimento. Introduziram o manejo agroecológico e criaram, em 1984, a Feirinha da Saúde. No ano seguinte, foi fundada a Associação dos Agricultores Biológicos-RJ (Abio), a primeira associação de agricultores orgânicos do país. Atualmente, há uma feira só de orgânicos na cidade. A Feira Orgânica de Nova Friburgo acontece todo sábado, das 7h às 12h, na Praça do Suspiro.
Responsável por movimentar R$ 1,5 bilhão no país em 2013, e com estimativa de chegar a R$ 2 bilhões este ano (segundo dados do Instituto de Promoção do Desenvolvimento, o IPD), o segmento de produtos orgânicos vai ganhar um grande incentivo do governo estadual. Segunda maior central de abastecimento da América Latina, a Ceasa-RJ vai abrigar, até o fim de 2014, o primeiro mercado do estado para comercialização de produtos orgânicos. É o Pavilhão Orgânico, que deve receber cerca de 80 produtores por dia em sistema de rodízio – o que depende da produção de cada um – e beneficiar mais de dois mil agricultores por mês.
Com previsão de ocupar 348 metros quadrados do Pavilhão 30, em área destinada à agricultura familiar no Entreposto de Irajá, na Zona Oeste do Rio, o projeto aguarda a criação de uma instituição que represente as 15 associações presentes na Ceasa-RJ e responda pela administração da nova unidade.
O objetivo é reunir no espaço todos os produtos orgânicos para a comercialização no atacado e no varejo, com certificação de auditorias, do Sistema Participativo de Garantia (SPG) e de organizações de controle social. Uma comissão integrada por instituições públicas que trabalham com agricultura orgânica no estado discute, desde maio, os detalhes do projeto.
Para o secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Bonifácio, a implantação do espaço representa um salto de qualidade para o setor. “A ideia é que o novo pavilhão proporcione diminuição nos preços dos orgânicos, estimulando a população a comprar mais estes produtos. Assim, ganha tanto o produtor quanto o consumidor, que poderá consumir produtos livres de agrotóxicos”, adianta.
Produtor de hortaliças orgânicas em Teresópolis, Marcelo Montenario acredita que o pavilhão atrairá o consumidor. “A estrutura é ótima, e a possibilidade de reunir diversos itens orgânicos em um mesmo lugar facilita muito, pois o consumidor já vai com o foco nesses produtos. O novo espaço vai chamar mais clientes e, com isso, nosso custo operacional será menor, permitindo a redução do preço final”, diz o produtor fluminense.
Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro conta com 313 produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. A expectativa é que a novidade fomente o setor e represente um salto de qualidade para a agricultura orgânica fluminense.
Expo de Visconde de Imbé agrada por qualidade, segurança e bom público
A 27ª Exposição Agropecuária de Visconde de Imbé, distrito de Trajano de Moraes, se destacou por receber grande público. A festa, que teve início dia 28 de agosto com a ordenha dos animais presentes ao 36º Concurso Leiteiro, chamou a atenção pela presença, no parque de exposições, de animais de primeira linha, com a maioria de seus proprietários ficando hospedados nos hotéis da cidade. A noite, aconteceu a abertura oficial, quando as autoridades compareceram. E, para fechar, a conhecida banda Yahoo se apresentou, agradando por trazer vários estilos musicais à festa.
Na sexta-feira (29), pela manhã, foi realizada mais uma esgota dos animais. Às 22 h, foram iniciadas as apresentações da Companhia de Rodeio América Country, quando dezenas de peões de várias cidades do Brasil, alegraram as famílias e visitantes no distrito.
Na mesma noite, às 23 horas, foi realizado o Concurso Rainha da Exposição, quando seis belas meninas representaram os municípios de Macuco, Cordeiro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Cantagalo. A disputa deu muito trabalho aos jurados. Mas, ao final, a bela trajanense Thayná Daudt recebeu as maiores notas e foi eleita a rainha da festa. Logo após, show com o popular Naldo Benny, que fez o público cantar e dançar os seus maiores sucessos.
No sábado, dia 30 de agosto, aconteceram disputas de partidas de futebol, cavalgada, rodeio e um animado show com a banda de forró Bonde Sertanejo. Já no último dia do evento, domingo, dia 31, foi realizado um disputado evento de motocross, confraternização e premiação dos produtores participantes do concurso leiteiro. À noite, todos puderam curtir a última apresentação do tradicional rodeio.
A festa contou com realização da Prefeitura de Trajano de Moraes, com envolvimento das secretarias municipais de Saúde, Educação, Obras, Defesa Civil, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, além dos apoios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e do Governo do Estado.