Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Águas de Nova Friburgo, empresa do Grupo Águas do Brasil, completou 11 anos, no dia 22 de janeiro, e comemora os bons índices de saneamento na cidade: principalmente pelo fato de ter elevado de zero para mais de 95% a coleta e o tratamento de esgoto no município. No 11º aniversário, o superintendente da concessionária, João Henrique Tebyriça de Sá, adianta que as obras vão continuar em ritmo acelerado, com investimentos até 2022 de mais de cem milhões de reais.
“Os resultados demonstram a eficiência da gestão, com investimentos pesados que continuarão ao longo dos anos. Os próximos passos serão a conclusão das obras de modernização da ETA Caledônia e da ETE Centro, prevista para o segundo semestre de 2020”, ressaltou o superintendente.
Os números positivos refletem a boa parceria com a administração do governo municipal e os investimentos em equipamentos de ponta nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
“Só no ano passado, inauguramos a modernização da ETA Debossan, beneficiando mais de 50 mil moradores, implantamos redes de água e esgoto no Parque das Flores e Rua São Paulo e ampliamos os reservatórios no Dom Bosco. Hoje, distribuímos água tratada para mais de 99% da população urbana de Nova Friburgo”, disse a gerente de Operações, Danielle Moreira.
Outro destaque foram as obras de extensão de rede da adutora de Amparo, duplicando o volume de água produzida com a interligação do Distrito ao principal sistema de abastecimento da cidade: o Sistema Rio Grande de Cima (RGC), responsável pela distribuição de água tratada para 60% da população urbana.
“O manancial que abastece a ETA Amparo não é perene. Nos períodos de seca, tem a vazão muito reduzida. Já o sistema RGC tem produtividade estável, mesmo em períodos de estiagem, pois a captação é feita no rio Grande, que mantém o nível estável o ano inteiro”, concluiu o superintendente.