Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Águas de Nova Friburgo inaugurou, no dia 18 de dezembro, às 10h, as obras de extensão de rede da Adutora de Amparo, no campo do Amparo Futebol Clube. Foram executadas mais de 8km de rede, interligando o distrito de Amparo ao principal sistema de abastecimento de água da cidade, o Rio Grande de Cima (RGC), responsável pela distribuição de água tratada para 60% da população urbana. Agora, o volume de água tratada distribuída será mais do que o dobro produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Amparo, podendo chegar a 25 litros por segundo.
O superintendente da concessionária, João Henrique de Sá, disse ao prefeito, Renato Bravo, secretários, vereadores, representantes da Associação de Moradores de Amparo e demais autoridades, que a interligação da nova adutora com o sistema RGC vai resolver definitivamente os problemas de desabastecimento em períodos de seca.
“O manancial que abastece a ETA de Amparo não é permanente e, nos períodos de seca, tem a vazão muito reduzida. Já o sistema RGC tem produtividade estável, mesmo em períodos de estiagem, pois a captação é feita no Rio Grande, que mantém o nível estável o ano inteiro”, explica o superintendente.
O prefeito Renato Bravo elogiou a administração dos serviços públicos de saneamento básico pela concessionária.
“Essas obras eram esperadas há anos pela comunidade do distrito de Amparo. Temos que reconhecer o esforço que a Águas de Nova Friburgo tem feito para executar as obras de saneamento básico necessárias para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população”, frisou o prefeito.
As obras da Adutora foram iniciadas em 18 de fevereiro deste ano e, além da extensão de rede ao longo da RJ-150, Parada Folly e Chácara do Paraíso, também foi construído um reservatório com a capacidade de 100m³ e implantado um booster (propulsor) para melhoria do abastecimento no Loteamento Tiradentes.
“Foram investidos quase 4 milhões de reais, em parceria com o BNDES, para entregar a nova adutora. Até 2022, nós investiremos mais de 100 milhões de reais em obras de rede, modernização de ETAs e ETEs, e implantação de reservatórios no município. O objetivo da concessionária e do Grupo Águas do Brasil é oferecer serviços de excelência, respeitando o meio ambiente e a população do município”, finalizou João Henrique de Sá.