Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 9 de junho, a Águas do Rio participou de várias atividades no interior do estado do Rio de Janeiro, como a limpeza do Rio Paraíba do Sul na cidade de Cambuci. Com cerca de 400 participantes e apoio de maquinário da concessionária, o projeto Juntos pelo Paraíba do Sul retirou o equivalente a dois caminhões de lixo do rio e realizou a soltura de oito mil peixes para repovoamento.
Ainda no Noroeste Fluminense, a Águas do Rio promoveu ações em escolas municipais de Miracema e Aperibé e na Associação Pestalozzi de Itaocara. Na Região Serrana, houve palestras em colégios de Cordeiro e São Sebastião do Alto, plantio de mudas de árvores nativas no Horto Municipal de Cantagalo e visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Monnerat, no município de Duas Barras. Já em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, foi inaugurado o Bosque Mestre Tuti, uma área recuperada à beira do Rio São João, com atividades lúdicas para crianças sobre conceitos de saneamento básico.
“Faz parte do compromisso da Águas do Rio apoiar ações que incentivam a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. É gratificante saber que estamos contribuindo com as futuras gerações, não só com os nossos serviços de rotina, mas também com o apoio a ações concretas de recuperação e preservação do meio ambiente”, afirmou Gabriela Coutinho, gerente operacional e comercial da empresa.
Voluntários unidos pelo Paraíba do Sul
Segundo o criador do movimento Juntos pelo Paraíba do Sul, Bruno Parrilha, a ação de limpeza do Paraíba do Sul foi a sexta realizada pelo grupo e contou com o apoio do Inea, por meio do Programa Limpa Rio, Prefeitura de Cambuci e Associação de Canoagem de Itaocara (Acai), além de voluntários de cidades da região.
“Este ano, além da limpeza do rio e do repovoamento de peixes, trabalhamos a educação ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nosso objetivo é manter o rio vivo e ter mais pessoas engajadas a cada ano. Agradeço a todos os parceiros que colaboraram”, disse Bruno.
Estudante do curso médio de Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Fluminense (IFF), Anna Luiza Penna foi uma das voluntárias presentes. Ela aprovou a oportunidade de colaborar com a preservação da natureza.
“Foi a primeira vez que participei e gostei muito, pois, além de colaborar e incentivar outras pessoas a terem cuidado com o meio ambiente, vai agregar conhecimento a minha formação profissional”, comentou.