Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Local do vazamento foi devidamente isolado para realização do reparo na rede
Depois de percorrer boa parte dos bairros BNH e IPERJ, foi na Rua Padre André Boa Ventura que técnicos da Águas do Rio encontraram dois vazamentos invisíveis na rede que fornece água para os respectivos bairros de Cordeiro, na Região Serrana do Estado do Rio. Por serem subterrâneos, a missão foi uma verdadeira caça ao tesouro, que mobilizou a equipe de manutenção. Depois de 4 horas de varredura, o problema na tubulação foi localizado graças ao uso do geofone, que funciona como um estetoscópio (aparelho usado na medicina) do saneamento.
Com esse equipamento, técnicos da concessionária conseguem escutar ruídos subterrâneos e assim identificar os locais onde a rede de abastecimento apresenta alguma alteração com intuito de reduzir perdas de água tratada, mantendo o abastecimento regular para os clientes. A rede que apresentou vazamento transporta cerca de 225 mil litros de água por dia e teve o reparo concluído com sucesso, sem apresentar alterações em relação ao fornecimento de água tratada para os moradores do BNH e IPERJ.
“Os vazamentos também podem trazer consequências sérias porque podem danificar vias públicas e imóveis. Por isso, o uso dessa tecnologia é importante para além da redução de prejuízos. É uma questão de segurança para os nossos usuários e reflete diretamente na qualidade no desempenho de distribuição de água” – avaliou o gerente de Operações da Águas do Rio, Malcom Bispo.
Outras melhorias na Região Serrana
Com objetivo de melhorar ainda mais o desempenho do sistema de abastecimento, a Águas do Rio já instalou, em Cantagalo, três dispositivos chamados ventosas, que vão melhorar o fornecimento de água para cerca de 600 pessoas do bairro Planalto, e aproximadamente 360 moradores da Rua Antônio Rafare, no Centro. Os equipamentos são utilizados para eliminar o ar das adutoras (tubulação de grande porte que transporta água) que podem interromper o fluxo de água, mantendo estabilidade da pressão na rede.
Outra intervenção realizada foi a instalação de 15 centrais de alarmes que proporcionam mais segurança operacional. Os aparelhos funcionam durante 24h por dia, com objetivo de notificar qualquer alteração na rede de água das cidades de Duas Barras, São Sebastião do Alto, Cordeiro e Cantagalo.
Fotos: Ascom Águas do Rio