Águas do Rio faz obras para reforçar o abastecimento em Duas Barras

O calendário de obras da Águas do Rio, em Duas Barras, segue no compasso das comemorações das festas de fim de ano. Pensando na melhoria constante na prestação do serviço de fornecimento de água tratada para a população Bibarrense, a concessionária já iniciou um pacote de intervenções que vão reforçar o abastecimento para o município.

As atividades começaram pelo complexo da estação de tratamento de água (ETA), onde a empresa instalou dois novos reservatórios com capacidade para armazenar, ao todo, 20 mil litros de água, que serão utilizados exclusivamente para a lavagem do filtro da ETA. A limpeza do filtro é uma etapa importante no processo de tratamento de água, pois trata-se da remoção de micro resíduos. Para realizar essa atividade a ETA deixava de funcionar de sete a oito vezes por dia e consumia uma média de 30 mil litros de água, que deixavam de ser distribuídas para os moradores. Com os novos centros de reservação o tempo de limpeza dos filtros reduziu de 1h para 10 minutos e a estação de tratamento de água passou a funcionar sem paralisação.

Outra medida para aumentar a produção de água foi a reativação de um antigo poço, que se tornou mais uma fonte de captação de água bruta. A unidade tem capacidade de captar quatro litros de água por segundo e já está interligada ao sistema. Um novo painel eletrônico foi instalado no local para acionamento da bomba d’água e um gerador dará suporte em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Ao passo em que a concessionária realiza intervenções para aumentar a produção de água em Duas Barras, uma antiga rede de distribuição também foi reativada para reforçar o fornecimento de água para todos os bairros e para o reservatório que abastece a cidade. Com as novas medidas feitas no sistema de abastecimento, a concessionária também implantou quatro ventosas, que são dispositivos de segurança hidráulica utilizados para manter a pressurização regular na tubulação. A soma dessa sequência de intervenções em todo sistema de abastecimento tem como resultado um aumento da capacidade de produção na estação de tratamento de água. O nível de produtividade na ETA saltou de 8 litros de água por segundo, para 12l/s. Para fechar o pacote de melhorias no sistema, a Águas do Rio também instalou quatro equipamentos que permitem que o Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária faça o monitoramento em tempo real do desempenho do sistema de abastecimento de Duas Barras.

Visando uma forma mais eficaz na distribuição de água para as áreas mais elevadas, o próximo passo da Águas do Rio é a realocação de duas estações de bombeamento localizadas nos bairros Recanto da Vitória e Morro da Caixa d’Água. As novas unidades já estão em fase de construção em áreas estratégicas para o sistema de distribuição de água para as mesmas localidades.

Assumimos as operações dos sistemas de abastecimento há menos de 2 meses e desde então as equipes estão empenhadas para trazermos a mudança que os moradores de Duas Barras merecem. Um sistema com regularidade no fornecimento de água”, avaliou Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

Ver anterior

Estado poderá ter programa de infraestrutura para o esporte

Ver próximo

Secretaria de Fazenda divulga valores para cálculo do IPVA 2022

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!