Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Enquanto o ditado popular diz que nos pequenos frascos estão os melhores perfumes, em Cordeiro a realidade seguia na contramão. A antiga tubulação da pequena Rua Antônio Soares Ribeiro, no Centro da cidade, estava obstruída, dificultando a passagem de água para os imóveis de quem mora nessa rua. Na semana passada, a Águas do Rio fez a troca de 230 metros da rede de distribuição e 30 ligações de água nas residências. O problema, que agora ficou no passado, é comemorado junto com o primeiro mês da concessionária em Cordeiro, marcando ainda o início de pavimentação do asfalto onde teve a intervenção. Notícia que alegrou a dona de casa Eliane Siqueira. “Agora eu estou aliviada. Moro aqui há mais de 40 anos e preciso de água o tempo todo porque tenho um pai com necessidades especiais, que precisa tomar banho com mais frequência”, disse a aposentada.
Já na cidade de Cantagalo, o brinde simbólico pelo primeiro mês da concessionária no município será feito com muita água tratada. A concessionária fez a extensão de 1.350 metros de rede de distribuição de água no local, beneficiando 160 famílias que moram no distrito de Boa Sorte, como o aposentado Adalci Tomé. “Quando nós chegamos aqui, não tinha nada, então fiz um poço artesiano. Mas agora, graças a Deus, isso mudou e nós estávamos precisando desse apoio”, comemorou.
Nas últimas semanas, equipes da concessionária fizeram 50 ligações de água e, na próxima, a nova rede de distribuição será interligada ao sistema de abastecimento para levar água tratada pela primeira vez para quem mora no distrito.
A cidade de Duas Barras também tem uma atenção especial com a Águas do Rio que, inclusive, vai além das obras de saneamento. Mart’nália, filha do ilustre cantor Martinho da Vila, que nasceu no município, é a grande estrela que leva o tradicional samba para a campanha publicitária da empresa. No viés do cronograma de obra, a concessionária revitalizou e impermeabilizou o reservatório de 240 mil litros que abastece ao município com mais de 11 mil habitantes e a loja de atendimento para receber os clientes bibarrenses. A estação de tratamento de água também passa pelo processo de revitalização e modernização do sistema de abastecimento.
Já em São Sebastião do Alto, a Águas do Rio completou o primeiro mês de concessão com a interligação de uma adutora ao poço onde é feita a captação e tratamento de água que é transportada para o reservatório da cidade. A intervenção representa um fornecimento de água tratada regular para os moradores, serviço que será universalizado nos próximos 10 anos.
Nos próximos cinco anos, a empresa vai investir mais de R$117 milhões no setor de saneamento da região. “Trabalhar com saneamento básico é promover muito mais do que desenvolvimento para as cidades. É proporcionar conforto, principalmente para quem nunca foi atendido com a prestação de serviço de água encanada e coleta e tratamento de esgoto. Temos uma longa jornada pela frente para desenvolvermos muitas obras e revolucionar o saneamento básico nas cidades da nossa área de concessão”, avaliou Pedro Freitas, dir. superintendente da Águas do Rio.