Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Falta pouco para que a Águas do Rio comece a operar os sistemas de água e esgoto na cidade de Cantagalo para elevar os índices de saneamento básico do município. Às vésperas do início atividades, a vice-prefeita da cidade, Manuela Teixeira, e o diretor superintendente da concessionária, Pedro Freitas, se reuniram para alinhar as etapas da frente de trabalho desenvolvido pela Águas do Rio. O início da nova fase do saneamento básico está marcado para o dia primeiro de novembro, quando também será plantada uma muda de jacarandá para simbolizar a nova parceria entre o governo municipal e a Águas do Rio.
A reunião aconteceu na sede da prefeitura de Cantagalo, na quarta-feira, onde foram apresentados o pacote de investimentos para transformar o saneamento básico do município. “Muitos moradores ainda sofrem com a falta de água regular. Outros, nem rede de água têm. É uma realidade que nós queremos mudar e temos esperança de que, a partir de agora, os moradores de Cantagalo não passem mais por esse transtorno”, disse a vice-prefeita Manuela Teixeira.
Para que as melhorias sejam feitas a concessionária vai investir mais de R$26 milhões até o ano de 2026. O orçamento inclui a revitalização das unidades da concessionária e um pacote de soluções sociais e ambientais que vão beneficiar a população. Um dos programas da concessionária é o programa ‘Afluentes’, que tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade. Outra importante iniciativa, é o programa ‘Tarifa Social’, que permite com que as famílias de baixa renda tenham um desconto de 50% do valor da tarifa normal. Já o Saúde Nota 10 leva para as escolas apresentações teatrais e palestras que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. “A Águas do Rio quer estar próxima da sociedade de um modo geral, sempre com um diálogo aberto. Pensando nisso a empresa também vai manter uma loja de atendimento ao cliente na cidade para que todos possam esclarecer qualquer dúvida pessoalmente, sempre respeitando o protocolo de segurança contra o Covid-19”, garantiu Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.
A Águas do Rio assinou, em agosto deste ano, contrato com o governo do estado e as prefeituras dos três municípios para assumir as atividades do setor de saneamento. A concessionária é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento no país, e está comprometida em promover uma revolução no saneamento básico no Estado do Rio, garantindo a universalização dos serviços em 12 anos, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Fotos: Ascom Águas do Rio