Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Águas de Nova Friburgo concluiu a implantação de mais 11 Pontos de Coleta Voluntários (PEVs) na cidade em setembro. Esses novos coletores, instalados em unidades escolares, fazem parte do programa Olhar Ambiental – Trata Óleo. A ação promove a conscientização ambiental entre os alunos da Rede Municipal de Ensino por meio de um concurso.
Nesta 2ª edição, alunos de 15 escolas indicadas pela Secretaria de Educação participarão da iniciativa. No entanto, as atividades de sensibilização serão voltadas especificamente para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A cada ano, o projeto será ampliado para mais escolas.
O concurso consiste na arrecadação da maior quantidade de óleo de cozinha usado pelos estudantes. Como premiação, as três escolas que arrecadarem a maior quantidade do resíduo receberão computadores. Os responsáveis pelas respectivas escolas ganharão fritadeiras elétricas, o aluno que mais coletar óleo de cozinha usado ganhará uma bicicleta, e o aluno do 3º ano que criar o slogan mais criativo para o projeto também ganhará uma bicicleta.
Para o coordenador do projeto, o analista de Meio Ambiente, Bernard Vecci, o projeto é mais uma frente para trabalhar o tema na cidade.
“Estamos empenhados em fazer do Olhar Ambiental – Trata Óleo uma potência em Nova Friburgo. Já contamos com 42 PEVs instalados. O projeto nas escolas visa reforçar a conscientização de uma nova camada. O resultado na primeira edição foi fantástico e esperamos o mesmo para este ano“, destaca.
No último ano, participaram quatro escolas e foram arrecadados mais de 160 litros de óleo de cozinha usado, que foram transformados em barras de sabão e doados para instituições de caridade. A expectativa é que esse número triplique nesta edição.
A destinação correta desse resíduo é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois evita a contaminação do solo e dos corpos hídricos. Estima-se que cada litro de óleo pode poluir até 25 mil litros de água, prejudicando os rios e a fauna local.
Além disso, o descarte inadequado em pias e ralos pode causar a obstrução das redes coletoras de esgoto, gerando problemas para a população.
Essa ação faz parte do Programa Olhar Ambiental, desenvolvido pela concessionária na cidade. Além de projetos socioambientais, como o Trata Óleo nas Escolas e Amigos da Água, o programa também oferece visitas às unidades, palestras em escolas e comunidades, além de atividades realizadas no município.
Para saber mais sobre as atividades, acesse o site da concessionária www.aguasdenovafriburgo.com.br.