Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A homenagem aconteceu na Alerj, no Plenário do Edifício Lúcio Costa, que fica no Centro do Rio de Janeiro. A condecoração foi recebida pela família do pecuarista, que faleceu em setembro deste ano. Foto: Reprodução/Internet
O pecuarista Paulo Lutterbach Lemgruber, falecido em setembro deste ano, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no último dia 17 de outubro, com a Medalha Tiradentes (Post Mortem). Lemgruber foi um pioneiro na pecuária brasileira e sua família se destacou ao introduzir a raça bovina nelore no país. A homenagem foi recebida pelas filhas do pecuarista, Cláudia e Cristina, e sua esposa, Marisa.
A sessão solene, que aconteceu no Plenário do Edifício Lúcio Costa, no centro do Rio, foi presidida pelo deputado estadual Sérgio Louback. O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) Romulo Spinelli. Segundo o profissional, Paulo Lemgruber realizou relevantes serviços prestados à Medicina Veterinária.
“Tenho grandes memórias do Paulo e tive o prazer, quando eu fui presidente do CRMV-RJ de 2008-2011, de conceder pelo Conselho homenagem a ele pelos relevantes serviços prestados à Medicina Veterinária, em Niterói. Foi um prazer muito grande fazer essa homenagem. Nesse dia, inclusive, ele emocionou a todos pela sua simplicidade e alegria em receber essa condecoração. Realmente foi uma noite bonita, é muito agradável a nossa confraternização. Fica o registro do CRMV-RJ pela nossa gratidão a tudo que ele fez aos nossos colegas médicos-veterinários. Obrigado e parabéns pelas iniciativas de grande relevância para a pecuária nacional”, declarou Spinelli, durante a sessão solene, se referindo a Homenagem “Claude Bougerlat” do CRMV-RJ, no ano de 2010.
Legado
Paulo Lemgruber ficou conhecido nacionalmente por desenvolver um intenso trabalho de melhoria genética da raça nelore. O gado indiano, foi trazido para o Brasil pelo seu avô, o imigrante suíço Manoel Ubelhart Lemgruber. Atualmente, o ofício é desenvolvido pela filha de Paulo, a também médica-veterinária, Claudia Lemgruber, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cláudia dá sequência ao trabalho da família administrando as fazendas no município de Carmo e também no estado da Bahia.
De acordo com especialistas da área de melhoramento genético e agropecuária, Paulo Lemgruber exerceu um trabalho importante após 144 anos de iniciativas de aprimoramento da linhagem de gado nelore. O pecuarista promoveu a transição para um melhoramento baseado em um programa institucionalizado de seleção dos melhores animais. Nos últimos 40 anos, a raça de gado passou a ser registrada na ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), a maior associação do mundo de raças zebuínas. Em 2014, os animais também passaram a ser acompanhados pelo Geneplus, um programa da Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte, desenvolvido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.