Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 28 de novembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou a posse dos parlamentares juvenis. A iniciativa faz parte de um projeto que busca integrar estudantes à política para também exercer a cidadania. Na ocasião, os jovens apresentaram as defesas de seus projetos de lei, totalizando 68 propostas.
Na segunda-feira, os estudantes também realizaram a eleição da Mesa Diretora, composta pelo presidente, David Andrew Pires Silva, de Campos dos Goytacazes; e pela vice-presidente, Samara de Lucena Tupinambá, da cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, também foram escolhidos estudantes para ocupar os cargos de 2ª vice-presidente, secretários e suplentes.
De acordo com o coordenador do Parlamento Juvenil, o deputado Danniel Librelon (REP), a iniciativa tem sido importante para permitir que os jovens apresentem e votem seus projetos de lei em benefício de suas comunidades.
“A oportunidade de comemorarmos os 20 anos do Parlamento Juvenil na abertura de uma nova edição é um grande marco, porque demonstra os resultados que estamos construindo. Essa é uma excelente ocasião para que os jovens aprendam e compreendam como o Parlamento fluminense funciona”, declarou.
O Parlamento Juvenil
A 14ª edição do Parlamento Juvenil é marcada pela maioria feminina, uma vez que dos 97 participantes, 59 são mulheres. Neste ano, os estudantes permanecerão uma semana na Alerj, até sexta-feira, 1º de dezembro. Além de realizar funções legislativas, todos poderão ter vivências como deputados estaduais, e ainda participar de atividades culturais.
Foto: Júlia Passos