Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Estudantes eleitos na 13ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), realizada no ano passado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), estiveram na sede do Parlamento nesta terça-feira (13/06) para participar de uma reunião com o coordenador do projeto, deputado Danniel Librelon (REP). O encontro retomou a participação de ex-parlamentares juvenis na implementação de mudanças na edição de 2023, que marca o aniversário de 20 anos da instalação do programa, e o PJ trará novidades.
Mesmo voltado aos alunos do nível médio, a partir de agora os estudantes do ensino fundamental também poderão votar no segundo turno das eleições dos representantes de suas escolas. Além disso, Librelon contou que a equipe do PJ fará um trabalho itinerante pelo estado para ampliar o programa, com foco especial nas 28 cidades que não tiveram representação na última edição (em 2022).
Outra novidade mencionada na reunião é a parceria do Parlamento Juvenil com a Escola do Legislativo (Elerj), que irá oferecer cursos de qualificação para os PJs. Os alunos terão aulas de língua portuguesa, gestão orçamentária, ética no serviço público e técnicas legislativas, entre outros temas que poderão ajudá-los na elaboração dos projetos de lei.
Resgate da política na juventude
Ao ouvir os relatos e as demandas levantadas pelos ex-participantes, Librelon ressaltou a importância de manter a conexão da Alerj com a juventude e transformar o ciclo do Parlamento Juvenil. “A representação dos municípios do estado por jovens nesta Casa é essencial para o futuro. Então, a nossa ideia é fomentar o projeto que tem o intuito de resgatar os valores ligados à política na juventude. Ou seja, resgatar o trabalho de ex-parlamentares juvenis é olhar para o futuro do estado”, disse o deputado.
Marcela Vidal, representante de Saquarema no PJ 2022, explicou que voltar à Alerj é emocionante. “Sou grata pela oportunidade de rever os meus colegas parlamentares e conhecer a nova equipe do PJ. O Parlamento Juvenil mudou toda minha percepção sobre a sociedade, agora quero atuar de forma ativa na política da minha cidade”, contou.
Além dela, a representante de Nova Iguaçu, Letícia Santos; o parlamentar da cidade de Cordeiro, Breno Costa; e a ex-deputada juvenil da cidade do Rio, Rebeca Victória também participaram do encontro. O contato com o processo legislativo marcou a vida dos jovens e foi debatido na reunião.
“O Parlamento Juvenil foi um projeto que transformou minha vida desde o momento da minha inscrição. Mesmo estudando na menor escola do meu município, fui eleito com mais de 80% dos votos. E estar na Alerj durante a semana parlamentar foi um dos melhores momentos da minha vida. Não só pelas oportunidades de passeios aos pontos turísticos, mas também pelo conteúdo discutido e as amizades que desenvolvi com pessoas incríveis. A vivência nesse lugar como um jovem do interior, de uma zona periférica, é engrandecedora”, explicou Breno, que participou da edição passada.
Últimas semanas de inscrições
As inscrições para o PJ vão até o dia 25 de junho e são realizadas pelo site. Adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino podem participar. O programa em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc) possibilita que cada uma das 92 cidades do estado possa ter o seu representante juvenil, que será eleito em dois turnos, para viver uma experiência imersiva como deputado estadual por uma semana, com direito a formulação de projeto de lei e votação em Plenário. A semana parlamentar, que é quando os adolescentes de fato vivenciam a atuação de um deputado no Plenário da Alerj, será realizada entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.
Foto: Octacílio Barbosa