Estudantes eleitos na 13ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), realizada no ano passado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), estiveram na sede do Parlamento nesta terça-feira (13/06) para participar de uma reunião com o coordenador do projeto, deputado Danniel Librelon (REP). O encontro retomou a participação de ex-parlamentares juvenis na implementação de mudanças na edição de 2023, que marca o aniversário de 20 anos da instalação do programa, e o PJ trará novidades.
Mesmo voltado aos alunos do nível médio, a partir de agora os estudantes do ensino fundamental também poderão votar no segundo turno das eleições dos representantes de suas escolas. Além disso, Librelon contou que a equipe do PJ fará um trabalho itinerante pelo estado para ampliar o programa, com foco especial nas 28 cidades que não tiveram representação na última edição (em 2022).
Outra novidade mencionada na reunião é a parceria do Parlamento Juvenil com a Escola do Legislativo (Elerj), que irá oferecer cursos de qualificação para os PJs. Os alunos terão aulas de língua portuguesa, gestão orçamentária, ética no serviço público e técnicas legislativas, entre outros temas que poderão ajudá-los na elaboração dos projetos de lei.
Resgate da política na juventude
Ao ouvir os relatos e as demandas levantadas pelos ex-participantes, Librelon ressaltou a importância de manter a conexão da Alerj com a juventude e transformar o ciclo do Parlamento Juvenil. “A representação dos municípios do estado por jovens nesta Casa é essencial para o futuro. Então, a nossa ideia é fomentar o projeto que tem o intuito de resgatar os valores ligados à política na juventude. Ou seja, resgatar o trabalho de ex-parlamentares juvenis é olhar para o futuro do estado”, disse o deputado.
Marcela Vidal, representante de Saquarema no PJ 2022, explicou que voltar à Alerj é emocionante. “Sou grata pela oportunidade de rever os meus colegas parlamentares e conhecer a nova equipe do PJ. O Parlamento Juvenil mudou toda minha percepção sobre a sociedade, agora quero atuar de forma ativa na política da minha cidade”, contou.
Além dela, a representante de Nova Iguaçu, Letícia Santos; o parlamentar da cidade de Cordeiro, Breno Costa; e a ex-deputada juvenil da cidade do Rio, Rebeca Victória também participaram do encontro. O contato com o processo legislativo marcou a vida dos jovens e foi debatido na reunião.
“O Parlamento Juvenil foi um projeto que transformou minha vida desde o momento da minha inscrição. Mesmo estudando na menor escola do meu município, fui eleito com mais de 80% dos votos. E estar na Alerj durante a semana parlamentar foi um dos melhores momentos da minha vida. Não só pelas oportunidades de passeios aos pontos turísticos, mas também pelo conteúdo discutido e as amizades que desenvolvi com pessoas incríveis. A vivência nesse lugar como um jovem do interior, de uma zona periférica, é engrandecedora”, explicou Breno, que participou da edição passada.
Últimas semanas de inscrições
As inscrições para o PJ vão até o dia 25 de junho e são realizadas pelo site. Adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino podem participar. O programa em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc) possibilita que cada uma das 92 cidades do estado possa ter o seu representante juvenil, que será eleito em dois turnos, para viver uma experiência imersiva como deputado estadual por uma semana, com direito a formulação de projeto de lei e votação em Plenário. A semana parlamentar, que é quando os adolescentes de fato vivenciam a atuação de um deputado no Plenário da Alerj, será realizada entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.
Foto: Octacílio Barbosa