Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O escritor e presidente do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo (Geac), Alex Vieitas, participou, no período de 9 a 15 de agosto, da Semana Euclidiana no município paulista de São José do Rio Pardo.
A Semana Euclidiana é um evento cultural que tem por objetivo homenagear o escritor cantagalense Euclides da Cunha, que morou na cidade paulista por três anos e, nela, escreveu a maior parte de sua obra-prima ‘Os Sertões’, livro que conta, em detalhes, a Guerra de Canudos, ocorrida no sertão baiano entre 1896 e 1897.
Alex Vieitas participa ininterruptamente da Semana Euclidiana desde 1993 e é palestrante no Ciclo de Estudos Euclidianos desde 2002. Este ano, proferiu três palestras no Ciclo de Estudos e foi convidado para dar uma aula no Colégio Lumen, da rede de ensino privada. A sua palestra teve como tema ‘Euclides da Cunha e Martins Horcades: paralelos de suas visões sobre Canudos’, onde Alex Vieitas destacou a visão de outro autor sobre a Guerra de Canudos.
Alex Vieitas aproveitou a Semana Euclidiana para divulgar o seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’, lançado em 2012 e que já está na segunda edição. O livro, além de falar de Euclides da Cunha, Os Sertões e da Guerra de Canudos, é uma prova de amor do autor ao município de Cantagalo, onde nasceu o escritor.
Foram distribuídos 150 exemplares do livro durante o evento. Alex Vieitas conta que pretende publicar outro livro em 2016, quando serão comemorado os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha.