Almek Center inaugura espaço cultural em Boa Sorte

Além de ampliação da loja, que tem quatro andares, a presevação da história e da cultura

A Almek Center, localizada em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, uma das mais conceituadas no ramo de materiais de construção na região, inaugurou, no último dia 6 de dezembro, suas novas e ampliadas instalações.

Empresa criada em 1996 pelos jovens empresários e irmãos Alandark e Mesak do Couto, a Almek Center conta, agora, com uma loja de quatro andares, possui elevador e ainda implantou o Espaço Cultural Hermir Gil Caetano, com peças históricas de fazendas da região. O empresário Mesak do Couto (MC) concedeu uma entrevista ao JORNAL DA REGIÃO (JR) falando dos novos investimentos.

JR: Como surgiu a Almek?

MC: Em 1996, eu e meu irmão Alandark construímos a Almek em Boa Sorte. O nome da empresa, que no início atuava especificamente no ramo de materiais de construção, surgiu da junção dos nomes dos fundadores. Ao longo desses anos de história e esforço, a Almek vem buscando inovar sempre e superar as expectativas de seus clientes. Por isso, expandiu suas instalações e serviços e, hoje, é a Almek Center, que trabalha com as áreas de construção, reforma e decoração, atuando em todo o estado do Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais.

JR: Por que decidiu investir numa loja de material de construção em Boa Sorte?

MC: Em um ambiente moderno e agradável, com mais de três mil metros quadrados, nosso show room conta com o que há de melhor em materiais de construção, móveis e decorações, famosas marcas e atendimento de qualidade para satisfazer seus clientes e parceiros. Diante de tudo isso, muitas pessoas questionam a razão de a loja estar localizada em Boa Sorte. E é muito simples: Boa Sorte está localizada numa região que faz divisa com Além Paraíba (MG) e limite com os municípios das regiões Serrana e Noroeste fluminenses e, além do mais, a loja é circundada por belas paisagens naturais e históricas que encantam os que passam por aqui.

JR: Por que a Almek decidiu investir num centro cultural?

MC: Não podemos permitir que as histórias da nossa região se dissolvam e se percam com o tempo por ausência de projetos públicos direcionados para esta temática. Por isso, a principal motivação para o projeto do centro cultural vem da necessidade de resgatar nossas histórias e origens, encantar os clientes e visitantes e servir como ponto de encontro para pesquisas, debates e discussões que transmitam às novas gerações os incríveis valores das nossas terras.

JR: Por que o nome de Espaço Cultural Hermir Gil? O que representa Hermir Gil para Boa Sorte?

MC: Hermir Gil Caetano, homem íntegro, honesto e comprometido com sua profissão, marcou a história de Boa Sorte enquanto farmacêutico, cuidando de várias gerações e sendo socorro nas horas mais urgentes da comunidade. Por tudo isso e muito mais, é digno de nossas homenagens.

JR: Quais os próximos passos da Almek na área cultural?

MC: Nosso espaço cultural não tem por objetivo restringir os visitantes ao seu espaço físico, mas ser motivador para visitações às fazendas de café da nossa região, promoção de atividades culturais, como palestras e cursos. Que 2013 chegue rapidinho, pois estamos com projetos interessantes para implementarmos na área cultural e resgatar nossas memórias.

JR: Quem são os clientes da Almek? Quais as cidades que mais compram na loja?

MC: Nossos clientes estão presentes em todo o estado do Rio de Janeiro e Zona da Mata Mineira, e são muito especiais e importantes para o crescimento da loja, pois tudo que fazemos é pensando na realização dos seus sonhos e necessidades. Somos gratos pelo carinho e respeito estabelecidos e sentimos orgulho em dizer que cada um, de longe ou de perto, faz parte da nossa história.

Almek proporciona um ‘passeio’ pela história das fazendas de café

Inaugurado junto com a ampliação da loja, no último dia 6 de dezembro, quando passou para quatro andares de muito luxo, requinte, beleza e bom gosto, em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, o Espaço Cultural Hermir Gil Caetano, dentro da Almek Center, leva o cliente ou visitante a dar um verdadeiro passeio pelas fazendas históricas de café de Cantagalo dos séculos XVIII e XIX.

No local, estão alguns móveis e utensílios utilizados nas fazendas, materiais de comércio (estes mais recentes), gravuras e quadros, entre outros. Na entrada da loja, ao lado do prédio, uma curiosidade: uma antiga máquina niveladora (que deu origem à atual patrol), datada de 1910, adquirida por um consórcio de fazendeiros proprietários das fazendas de Bemposta, Areias, Itaoca, Córrego Dantas e Jacutinga, todas na área onde hoje é o distrito de Boa Sorte, para cuidar do nivelamento das estradas, por onde escoavam a produção.

O detalhe é que a máquina, uma niveladora de terras da marca Russel, foi importada dos Estados Unidos e era tracionada por uma junta de bois e comandada por um operador. Chama a atenção o fato de o sistema de funcionamento da máquina ter mudado bem pouco ao longo desses 102 anos.

Vários convidados, entre políticos, empresários, comerciantes, arquitetos, engenheiros e outros parceiros participaram da solenidade que presenteou Boa Sorte e a região com o que há de mais novo e moderno em decoração e estilo, mas também do rústico e do cultural, ao proporcionar uma viagem histórica pela região com a implantação do Espaço Cultural Hermir Gil Caetano, que reuniu familiares do homenageado.

Ver anterior

Região Centro-Norte Fluminense ganha três estações de monitoramento da qualidade do ar

Ver próximo

Prefeituras admitem projetar ciclovias em três cidades

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!