Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Estudante de Cabeleireiro do Senac RJ, a friburguense Bruna Pimentel, de 21 anos, viaja para a Austrália na próxima semana, onde irá disputar a Global Skills Challenge, uma competição internacional de excelência profissional que acontece de 23 a 26 de maio em Melbourne. Bruna compete na categoria Cabeleireiro no evento no qual mais de 400 aprendizes, estagiários e jovens profissionais de 19 países irão testar suas habilidades profissionais.
A competição na Austrália vai contribuir na preparação de Bruna para seu grande desafio deste ano: a 47ª Competição Internacional da WorldSkills, que será realizada entre os dias 10 e 15 de setembro, em Lyon, na França. Após conquistar a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro nas Competições Senac de Educação Profissional 2023, a estudante conquistou uma vaga no Time Brasil que irá disputar essa que é a maior competição mundial de educação profissional. O evento reúne 67 países e mais de 1600 competidores.
“Minha expectativa é vivenciar plenamente essa competição Global Skills, pois será minha primeira viagem internacional e terei a oportunidade de experimentar um novo fuso horário, temperatura e alimentação diferentes, além de outro idioma, antes de enfrentar a WorldSkills. Meu foco está na competição, na qual vou enfrentar todos esses desafios dando o meu melhor. Será um divisor de águas para seguir nosso treinamento para WorldSkills, que é o meu maior sonho nesse momento. Eu quero chegar lá e apresentar a minha melhor performance e representar toda a equipe que me acompanha e trabalha para esse resultado. É uma honra representar o Brasil”, afirma Bruna.
A outra representante do Senac RJ no World Skills 2024 é Vanessa Coelho, de 20 anos, que disputa o desafio mundial na categoria Recepção de Hotel, também após ter conquistado a medalha de outro nas Competições Senac de Educação Profissional no ano passado. Assim como Bruna, Vanessa passou todo o ano em uma intensa rotina de treinamento, com orientação dedicada de instrutores do Senac RJ.
Em julho, entre os dias 22 e 26, Vanessa e Bruna embarcam para Natal, no Rio Grande do Norte, onde participam de um simulado preparatório para os desafios que irão enfrentar no World Skills. Em agosto, um encontro reunirá todo o time Brasil antes do grande evento internacional.
Circuito Competições
Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ.
Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.
O objetivo é compartilhar com o universo do Senac RJ todo aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac de Educação Profissional. Para isso, os competidores das edições anteriores são peças fundamentais. Alunos que foram medalhistas nas Competições Nacionais e que até participaram do World Skills continuam atuando no Senac RJ, tanto no treinamento e avaliação de novos competidores, como atuando como instrutores e disseminadores de conteúdos em diversas áreas, entre elas compartilhando sua trajetória para inspirar alunos e na reciclagem de instrutores, aprimorando e demonstrando novas técnicas e tendências.
Sobre o Senac RJ
Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino, que desde janeiro de 2023 é signatária do Pacto Global da ONU, investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Fotos: Claúdia Dantas