Aluno do Zulmira Torres se classifica no Parlamento Juvenil

A diretoria do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres está comemorando muito, já que Matheus Curty foi o único premiado no interior do estado do Rio de Janeiro. O estudante está entre os 78 selecionados pela Câmara dos Deputados e que representarão os estados brasileiros na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil projetos de lei encaminhados por jovens de todo o país.

Nessa primeira fase, os estudantes se inscreveram em suas escolas e enviaram os projetos para avaliação das secretarias de Educação dos estados. O Amazonas foi o estado com maior número de inscritos no programa, com total de 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos, seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144; e Rio de Janeiro, com 115 inscritos.

Os projetos finais foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. Este ano, o destaque ficou para projetos voltados para educação, (31 dos 78), cujas propostas pediam, por exemplo, a adequação de materiais escolares para alunos portadores de necessidades especiais e a obrigatoriedade da disciplina Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos.

Depois, seguiram-se propostas que pediam modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio ambiente e inclusão social. Os jovens parlamentares se preocuparam com, por exemplo, a coleta de resíduos eletrônicos, o direito das crianças e adolescentes, o transporte gratuito para estudantes do interior e a instalação de usinas incineradoras para fins energéticos.

Entre 23 e 27 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Ver anterior

Moradores do Recanto das Palmeiras protestam contra invasão na área de lazer do bairro

Ver próximo

Decisão judicial impede sessão sobre CPI em São Sebastião do Alto

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!