Alunos do Colégio Rei Alberto concluem curso do Projeto Agente das Águas

Alunos do Colégio Rei Alberto concluem curso do Projeto Agente das Águas

Alunos do Colégio Rei Alberto concluem curso do Projeto Agente das Águas

No último dia 19, aconteceu o 2° Encontro Científico do Projeto AGente das Águas para a entrega dos certificados aos alunos do Curso de Multiplicadores. O projeto é fruto de uma parceria entre o Comitê Rio Dois Rios e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Na ocasião houve a entrega dos resultados e certificação do Grupo Comunidades – Colégio Rei Alberto I. Estavam presentes o diretor-presidente do Comitê Rios Dois Rios, Ocimar Teixeira, e o diretor Lícius de Sá Freire, além de pesquisadores da FioCruz, professores e gestores do Colégio Rei Alberto I e os alunos formandos. O evento aconteceu no auditório do Colégio Rei Alberto I – Ibelga Baixada de Salinas, Nova Friburgo (RJ).

O primeiro encontro técnico de formatura de multiplicadores foi voltado para técnicos da área ambiental da região e aconteceu no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF). Em breve haverá um terceiro encontro, já que há outro curso de multiplicadores em andamento nos municípios de Cordeiro e Cantagalo e voltado para técnicos ambientais.

Sobre o AGente das Águas

O projeto consiste em capacitar os cidadãos e alunos a realizarem análises biológicas de qualidade da água. Sua metodologia envolve a identificação de invertebrados aquáticos presentes nos rios para inferir a qualidade da água (Biomonitoramento). Além dessa análise biológica, os alunos também são capacitados para a realização de análises físico-químicas (Kits), microbiológicas (Kits) e ambientais (Visual). Os participantes do curso passam naturalmente a se apropriar dos cursos hídricos próximos de sua moradia, e acabam sendo os grandes guardiões, podendo monitorá-los a qualquer momento, principalmente se perceberem algo de anormal ocorrendo.

Divulgação: CBH-Rio Dois Rios/AGEVAP

Ver anterior

Presidente sanciona Lei que compensa em R$ 27 bilhões as perdas de estados e municípios referentes ao ICMS

Ver próximo

ANM distribuirá R$ 441 milhões de royalties da mineração a estados e municípios produtores

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!