Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Foram 30 alunos de Nova Friburgo ao evento
Cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino, que participaram das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e ficaram entre os melhores colocados, foram presenteados com uma viagem à Conferência Mundial Rio+20, realizada no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho. Os alunos, que possuem entre 7 e 16 anos, tiveram a chance de conhecer o Planetário na Gávea, onde visitaram a nave escola, que, cenografada como uma nave espacial, reúne 27 experimentos dedicados ao conhecimento do sistema solar, da cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo.
Os estudantes ainda tiveram a chance de visitar a instalação da Rio+20 no Pier Mauá, onde, mais uma vez, puderam participar das atividades do planetário inflável, e viram, de perto, os trabalhos desenvolvidos a partir da reciclagem. Também puderam observar animais com microscópios e conheceram um pouco mais sobre a fauna e a flora de nosso país.
Diante de tanta novidade, os alunos ficaram encantados. Muitos, como os da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, em Salinas, visitaram o Rio de Janeiro pela primeira vez, e retornaram extasiados e motivados para participarem das Olimpíadas de Astronomia no próximo ano.
Além da Escola Alcides Francisco Brantes, participaram do passeio as escolas municipais Amâncio Mário de Azevedo, Décio Monteiro Soares, Hermínia da Silva Condack, Jardel Hotz, Estação Rio Grande e Rui Barbosa.
O passeio contou com apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Nova Friburgo, que, por meio de uma parceria com a Prefeitura, providenciou o transporte para os alunos, viabilizando, desta forma, a excursão.