Alunos de Cantagalo participam de palestra do Projeto Despertar

Pelo quinto ano consecutivo, o Projeto Despertar, uma parceria entre a Lafarge, controladora da fábrica de cimento Mauá, e as prefeituras de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, municípios da área de entorno da indústria, quer despertar os jovens para suas vocações pessoal e profissional, levando em consideração as oportunidades atuais do mercado de trabalho na própria região. Haverá, pelo menos, um encontro mensal em cada um dos três municípios participantes, até o final do ano.

Este ano, a primeira edição do Despertar foi realizada na manhã do dia 17 de abril, no salão da Escola Municipal Lameira de Andrade, em Cantagalo, com uma palestra motivacional com o tema ‘Agronegócios’, ministrada por Joel Naegele, compreendendo laticínios, associativismo e cooperativismo, além de reflorestamento.

O objetivo foi aproveitar a extensa experiência do palestrante nessas áreas. Naegele é, atualmente, vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA),  articulista do Jornal da Região, ex-presidente da Associação Comercial de Cantagalo, e  membro do comitê formado pela Lafarge, com cinco membros de cada um dos três municípios envolvidos, para a execução do Projeto Despertar.

Este ano, Cantagalo participa com cerca de 200 estudantes do ensino médio de três colégios: Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão), Colégio Estadual Maria Zulmira Torres e Colégio Euclides da Cunha, este da rede particular de ensino. A rede municipal não participa por atender apenas ao fundamental.

Saulo Gouvea aproveitou para conversar com os estudantes sobre a importância do projeto e disse que só com conhecimento, através dos vários processos educacionais, é que se pode realmente vislumbrar um futuro promissor. “Somente com investimento em educação e conhecimento é que poderemos transformar este país grande num grande país”, destacou o prefeito. 

O novo gerente da Lafarge em Cantagalo, Juliano Menezes, que está na unidade há apenas três meses, usou sua avó para falar com os alunos sobre a importância do estudo. “Minha avó sempre me dizia, com toda a sua simplicidade, que a única coisa que ninguém poderia tirar de mim era o conhecimento que eu conquistasse. Então, quanto mais vocês aprenderem, melhor para vocês mesmos”, discursou. Juliano Menezes, que estava acompanhado do gerente de Controle e Performance da indústria de cimento, Manoel Ramos, um dos idealizadores do projeto, também afirmou que, chegando à região, conheceu e se encantou pela proposta do Despertar.

Outra que incentivou os estudantes ao aprendizado foi a secretária de Educação, Fernanda Torres. Ela também disse que a secretaria está pronta para dar todo o suporte necessário a projetos como o Despertar. Ela ainda chamou a atenção dos alunos para a importância não só do tema da palestra, que é mensal, mas para o projeto como um todo. 

Para Fernanda Torres, esses estudantes estarão, em breve, se deparando com uma nova realidade. “Estão próximos de se perguntarem o que fazer. Esse projeto, pelo menos, traz perspectivas, novos horizontes, vislumbra alternativas, opções”, destacou. Segundo ela, a importância do projeto está no direcionamento dos adolescentes para alternativas, a maioria apontada em áreas técnicas e que poderiam ser absorvidas na própria região.

Juarez de Souza é o novo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo

O jovem empresário Juarez de Souza Lopes Júnior é o novo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan). Sua eleição ocorreu sem nenhum contratempo e se deu em chapa única, no dia 16 de abril, quando foi realizada a assembleia geral para a prestação de contas da diretoria que encerrou o mandato, na sede da entidade, no Centro da cidade.

A nova diretoria da Aciacan, do biênio 2015-2017, terá como presidente Juarez de Souza Lopes Júnior. Ainda compõem a chapa Jorge Luiz Nóbrega Richa, o Coquinha (vice-presidente); Reginaldo Leite Gonçalves (diretor Comercial); Leonardo Alves de Souza (diretor Industrial);   Rogério Fialho Silveira Luz (diretor Agropecuário); Elias Antônio Ramos Barbas (tesoureiro); e Vladimir Pereira de Araújo (secretário), este último presidente da gestão anterior.

Os membros titulares do Conselho Fiscal da Aciacan agora serão Paulo César  Coelho Flores; Carlos Alberto da Silva Araújo e Paulo Renato Filho. Já os suplentes são Conchita Zanon, José Flávio Pereira Júnior e Ozimar Félix Ferreira.

O novo presidente da Associação Comercial de Cantagalo, Juarez Souza, é sócio-proprietário das empresas Vollú & Souza Confecções e Restaurante Rancho, em Cantagalo. A Aciacan foi fundada em 1931 e tem mais de 200 associados.

Governo do Estado amplia a produção de frutas voltadas ao consumo direto

O programa Frutificar, criado pelo Governo do Estado para fomentar o aumento da produção de frutas no Rio de Janeiro, vem colhendo bons frutos. Nos últimos anos, o projeto ampliou o leque das frutas incentivadas e avançou para diversas regiões do Rio de Janeiro. Até a 16ª edição do concurso Comida di Buteco, que reúne 45 estabelecimentos, tem este ano o produto como tema.

– A produção incentivada pelo Frutificar se destaca pela qualidade, produtividade elevada e alto padrão comercial. A maior parte é o que chamamos de frutas de mesa, voltadas para consumo direto e não para processamento pela indústria – disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

O Frutificar permite o acesso a novas variedades do produto e o aporte de modernas tecnologias por meio de linha de crédito específica para o financiamento de projetos de fruticultura irrigada. Até então, foram investidos R$ 40 milhões em financiamentos para a atividade, beneficiando 987 produtores, com a implantação de três mil hectares de frutas em todo o estado.

Fruta com maior volume de produção e área plantada no estado, o abacaxi se destaca, principalmente, no município de São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense. São seis mil hectares de lavouras. Em segundo lugar, vem laranja e limão, produzidos nas regiões das Baixadas Litorâneas e Noroeste.

Veterano no Comida di Buteco, David Bispo, proprietário do Bar do David, no Chapéu-Mangueira, no Leme, usou o abacaxi para criar o prato desta edição. O Estrela de David reúne costela de porco com geleia da fruta, pimenta e hortelã. 

– Escolhi o abacaxi por ser uma fruta bem brasileira, que encontramos o ano todo e muito prática de usar na culinária, já que combina com tudo. Além disso, pensei na Estrela de David, usando como decoração do prato a coroa da fruta, que todo mundo descarta – explicou David. 

Três bares participantes este ano estão instalados em comunidades pacificadas.

Estado vai pavimentar estradas na zona rural

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem), vai asfaltar pontos críticos de estradas vicinais em áreas rurais para facilitar o escoamento da produção agrícola.

Chamada de Asfalto na Roça, a iniciativa tem o objetivo de pavimentar áreas de declives ou de grande trafegabilidade onde os serviços de manutenção têm que ser constantes.

A ação, que ainda está sendo elaborada pela Secretaria de Agricultura e o DER, pretende usar tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, como o asfalto borracha, entre outras alternativas.

– O programa Estradas da Produção já recuperou mais de 10 mil quilômetros de estradas rurais, mas existem pontos que precisam de investimento. Faremos uma grande economia para os cofres estaduais se colocarmos pavimentação asfáltica nesses locais, além de oferecer  infraestrutura mais satisfatória para a produção – disse o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

Segundo o presidente do DER-RJ, Ângelo Monteiro, o programa Asfalto na Roça favorecerá o trabalho do produtor rural em localidades de difícil acesso.

– Com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, poderemos otimizar projetos de recuperação das vias mais importantes para o escoamento dos produtos agrícolas – explicou Ângelo Monteiro.

Cordeiro realiza I Festa do Produtor Rural

Nesta sexta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a Associação de Micro e Pequenos Produtores Rurais de Cordeiro (Aprucor) realiza, no Parque de Exposições Raul Veiga, a I Festa do Produtor Rural de Cordeiro, que conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento começa com uma concentração para cavalgada, às 12 horas. Depois do percurso da cavalgada, cavaleiros e amazonas retornarão ao parque de exposições para a segunda parte da festa, programada para as 15 horas. Serão dois shows, o primeiro com o grupo Raça Mineira, que é prata da casa, e o encerramento com a banda Forrozão Parada Louca, de Santo Antônio de Pádua.

O presidente da Aprucor, Juarez Gonçalves, destaca o apoio recebido por parte do poder público, bem como dos empresários e comerciantes que apostaram no encontro voltado à valorização do homem do campo.

Ficou a cargo da diretoria da entidade a organização da festa e, segundo o presidente, os shows acontecem no palanque principal do Parque Raul Veiga. A festa também é aberta ao público em geral.

Alunas de curso técnico de Macuco visitam Queijaria Escola

Questão bem definida pela administração do prefeito Félix Lengruber em Macuco, o aumento na oferta de cursos profissionalizantes promete se converter em geração de emprego e renda para os munícipes futuramente. Uma demonstração disso é o curso preparador de doces e conservas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Realizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com o Sindicato Rural de Trajano de Moraes, sob coordenação da própria Secretaria de Desenvolvimento Social de Macuco, num trabalho idealizado pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o curso dará suporte profissional às participantes, que têm demonstrado grande interesse no aprendizado.

Para mostrar, na prática, lições aprendidas nas aulas, foi organizada uma visita à Queijaria Escola Suíça, em Nova Friburgo. As cursistas foram acompanhadas por Jucilea Brito, representante da administração local e responsável pelo Pronatec em Macuco, e pelos professores Kurt Kaufmann e Elaine Monteiro.

Durante a visita, que não ficou restrita à queijaria, pois as estudantes também visitaram o Horto do Japonês e a Estufa Oliveira, muitas novidades foram apresentadas às atentas alunas do curso de Macuco, aproveitando explanação da técnica da empresa, que detalhou os processos de produção e fabricação de queijos e chocolate, desde a captação da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor.

Nas visitas seguintes, as alunas foram contempladas com novos aprendizados. Elas observaram trabalhos realizados no horto e nas estufas, onde conheceram inúmeras técnicas, tipos de flores e mudas, entre elas cebola ornamental, antúlio, bromélia, orquídea, samambaias, jiboias, flor de maio, quaresmeira, cerejeira flor, sibipiruna, couve-flor, alface, alho poro, brócolis, couve-barcelona, mostarda, almeirão e repolho.

Após conheceram o Museu do Colonizador, as estudantes retornaram a Macuco com ânimo renovado, reconhecendo na iniciativa da administração local uma forte aliada. “Elas ficaram empolgadas com tudo que viram e constataram estar diante da oportunidade de conquistar uma profissão bastante promissora”, relata Jucilea Brito.

Ver anterior

Lei concede folga a servidores para realizar exames preventivos de câncer

Ver próximo

TCE adia obras para ampliação de abastecimento de água em Bom Jardim

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!