Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Chegou ao fim a etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento, maior evento de educação profissional da América Latina. Durante o encerramento, que aconteceu no dia 12 de junho, os candidatos lotaram o auditório do Senai e os vencedores comemoraram o resultado com muita animação.
Nova Friburgo contou com nove selecionados e Teresópolis com três: os melhores de cada ocupação participante, que, agora, se preparam para encarar a fase estadual do torneio, que acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho, realizada em polos espalhados por todo estado.
– Até lá, os aprovados ficam sob responsabilidade dos instrutores e pedagogos, fazendo os ajustes finais para as próximas apresentações e, é claro, treinando muito. A estrutura fica montada nas unidades e o público pode assistir ao treinamento e acompanhar o trabalho dos competidores – conta o chefe de educação profissional do Senai, Gil Mairon da Silva.
Na primeira fase da competição, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de junho, os estudantes participaram de provas que contemplaram o planejamento, processo de execução e o produto final, incluindo também conhecimentos e atitudes. A principal missão do torneio é ser vitrine para o mercado de trabalho, mostrando o talento dos jovens ao serem desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia mundo do trabalho. A próxima fase não é diferente, a disputa só se torna mais acirrada, pois serve de peneira para a etapa nacional do torneio, que acontece em 2016. Depois de todo esse trajeto, o grande vencedor vai representar o Brasil na fase internacional – a WorldSkills Competition, em 2017.
Irineu Berçot, competidor na categoria Projetos Mecânicos, por Nova Friburgo, diz que “é, de fato, uma experiência e tanto, pois você entra no curso sem saber nada e quando se dá conta conquista o conhecimento necessário para participar do maior torneio da educação profissional da América Latina. Qual empresa deste país não ia gostar de ver esse dado no currículo de um candidato?”.
Em Nova Friburgo, os alunos participam nas ocupações Panificação, Confecção de Roupas, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Tornearia Mecânica, Soldagem, Mecânica de Manutenção Industrial, Projetos Mecânicos e Segurança do Trabalho. Em Teresópolis, eles competem em Eletricidade Predial, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos e Confecção de Roupas. O desempenho dos jovens estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo Senai. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.
O jovem Mateus Ortega de Souza Pereira, de Cantagalo, 20 anos, fez curso de soldagem. Ele é filho de Valdete Ortega de Souza Pereira e Amilton Gonçalves. Mateus estudou no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, onde concluiu o ensino médio em 2013. Ele conquistou a medalha de ouro (1º lugar) em Nova Friburgo. Agora, irá disputar a fase estadual, podendo ganhar uma bolsa do Senai.