Está chegando ao fim o primeiro Desafio Senai de Projetos Integradores, que mobilizou cerca 2,8 mil alunos de todo o Brasil para colocar em prática o que eles aprendem em sala de aula, propondo, ao mesmo tempo, ideias que facilitem o trabalho da indústria. O Senai Rio contou com a participação de 160 estudantes, sendo 40 deles (25%) de Nova Friburgo.
Divididos em 10 equipes, eles foram desafiados a desenvolver projetos que compartilhassem conteúdos de diferentes áreas do aprendizado. No Rio de Janeiro, as quatro equipes vencedoras são friburguenses e duas delas vão representar o estado na fase nacional.
Pela regra, os grupos tinham que focar em um dos quatro temas: como transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a sociedade, como ampliar e facilitar a utilização de energia renovável em residências ou empresas, como melhorar a mobilidade urbana por meio de novas tecnologias e sistemas de informação e de comunicação eficientes, e como otimizar a utilização da água nos processos de fabricação por meio de soluções econômicas.
Os dois projetos que representam o estado na final são a Pastilha Eco Tablet e a BikeChopper. O primeiro visa utilizar serragem de madeira compactada com aplicação de resina e uma camada de verniz, tornando-a impermeável e melhorando assim a qualidade. Esse produto será utilizado como revestimento em paredes de banheiros, cozinhas e áreas cobertas de maneira ecologicamente correta. O segundo consiste em uma bicicleta dobrável e tecnológica, que promete unir conforto e praticidade, além de estimular o uso do meio de transporte. A ideia foi desenvolvida a partir da noção do espaço que as bicicletas tradicionais ocupam, sendo assim a BikeChopper tem um quadro que pode ser dobrado, junto com o guidão e parte das pedaleiras, de modo a ser facilmente alocada em espaços pequenos.
Já na primeira edição, em Nova Friburgo, o desafio contou com a parceria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindmetal). O presidente do sindicato e empresário Cláudio Tângari recebeu uma das equipes participantes na própria empresa.