Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os alunos do Colégio Estadual Doutor Francisco Leite Teixeira, em Santa Rita da Floresta, distrito de Cantagalo, tem realizado trabalho de pesquisa e conscientização com o tema: “Mulheres Poderosas e Outubro Rosa”. A Turma 3001 é coordenada pela professora Dina Silva.
O mês de outubro é conhecido como um mês com ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo de útero.
Este mês também marcou a região após as eleições municipais. “Observamos que, das sete mulheres que disputaram o cargo de prefeita, três foram eleitas para o comando de prefeituras da região. Constatamos então o protagonismo das mulheres em nossa região e aproveitamos para fazermos um trabalho de conscientização. Vamos nos unir, nos cuidar, nos prevenir, nos amar, afinal de contas, nosso tema é ‘Mulheres Poderosas e Outubro Rosa’”, afirmou a professora Dina Silva.
“A nossa pesquisa foi para saber como está a situação das mulheres na política da região e constatando o protagonismo das mulheres, foi feita a associação ao tema do mês ‘Outubro Rosa’. Vimos a reportagem no jornal dos dias 8 a 14 de agosto – ‘Mulheres que querem assumir Prefeituras’ e vimos a reportagem dos dias 3 a 9 de outubro – ‘Mulheres no Comando de três Prefeituras a partir de Janeiro’. Essa edição de 3 a 9 está especial porque a capa vem com uma tarja rosa, quando fala das mulheres no comando, já que estamos no Outubro Rosa”, conta com detalhes a professora.
Não é a primeira vez que a escola utiliza o JORNAL DA REGIÃO como ferramente pedagógica e pesquisa com os alunos em sala de aula.
“Tudo isso começou quando veio, nas lembranças do Facebook, uma reportagem que vocês fizeram em 2018, quando essa turma estava no Ensino fundamental. Como eles estão agora no terceiro ano, saindo do Colégio, pretendíamos fazer a releitura da foto, mas resolvemos atualizar o tema. Esqueci de falar que, no Novo Ensino Médio, as antigas matérias recebem o nome de Componente Curricular. Esse componente, que dou aulas para essa turma, chama-se ‘Corpo e Mente Saudáveis’”, informou com detalhes a professora do colégio em Santa Rita da Floresta, Dina Silva.