Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na foto, da esquerda para a direita, de cima para baixo: Julia Almo Coutinho, Maria Eduarda de Melo, Leonam Vieira, Luiz Fernando Sanglard e João Victor Carvalho.
Cinco alunos da universidade participaram do edital: “Imersão Solare – Softwares livres para Projetos de Habitação Social” do CAU/RJ e ganharam em segundo lugar no desenvolvimento de projetos para habitação de interesse social ATHIS.
“Foram 10 faculdades e ficamos em 2º, valeu a pena o esforço da galera”, contou o aluno do 8º período, João Victor Dias.
Os alunos Julia Almo Coutinho, Maria Eduarda de Melo, Leonam Vieira, Luiz Fernando Sanglard e João Victor Carvalho foram convidados para uma semana de imersão, fizeram curso de softwares livres na sede do CAU/RJ por dois dias. E em outros três dias, foram até o Parque Madureira fazer projeto de Habitação de Interesse Social, Lei ATHIS para o profissional de Arquitetura, usando os softwares que aprenderam.
Os estudantes da Estácio Nova Friburgo conseguiram o segundo lugar, à frente de cursos clássicos como o da FAU/UFRJ. O primeiro lugar foi dos alunos da PUC/RJ.
O objetivo do concurso era indicar alternativas de instrumentação para atuação profissional (iniciando pelos softwares livres) aos arquitetos e urbanistas, fomentar soluções fora dos monopólios para equilibrar o livre acesso à tecnologia, divulgar as vantagens destes instrumentos para profissionais que já atuam no mercado e apresentar as alternativas de softwares livres desde a graduação.
“Como coordenadora do curso e professora de habitação social da Maria Eduarda e do Leonam tenho sentimento de dever cumprido. Fico muito entusiasmada ao ter resultados que me dão a certeza de que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Nova Friburgo formará a sua primeira turma agora em julho com excelente qualidade”, apontou a coordenadora Alicia Romero.