Alunos de Euclidelândia e Itaocara participam do passeio “Caminhos do Imperador”

O passeio “Caminhos do Imperador” é um projeto de memória criado pelo empresário Mezak Gualberto que reconstitui uma das passagens de Dom Pedro II pelo distrito de Boa Sorte, em Cantagalo. Este projeto foi criado em 2013.

Neste mês de junho, dois estabelecimentos escolares participaram do passeio “Caminhos do Imperador”, em Boa Sorte: uma escola do distrito de Euclidelândia, Escola Municipal Elestar Caetano Mendes; e o Colégio Múltiplos, do município de Itaocara.

Essa aula de campo foi uma proposta minha como professora de História, para finalizar o conteúdo estudado sobre fontes históricas com a turma do 4° ano do Colégio Múltiplos. Foi um dia de muito aprendizado para essa galerinha. Ao mesmo tempo que aprendemos, nos emocionamos ao entrar nas ruínas das senzalas onde ocorreu tanto sofrimento, tanta dor e tortura“, afirmou a professora Luciene Reis, do Colégio Múltiplos, de Itaocara.

 

Alunos de Euclidelândia e Itaocara participam do passeio "Caminhos do Imperador"

 

O Colégio Múltiplos é um colégio particular de Itaocara e, nesta visita, participaram 25 alunos do quarto ano. Existe previsão, ainda neste ano, de uma nova turma do quinto ano a participar do passeio, garante a professora.

Já os alunos do quarto ano da professora Mylene Lunes, da Escola Municipal Elestar Caetano Mendes, em Euclidelândia, participaram no dia 21 de junho, do passeio “Caminhos do Imperador” em Boa Sorte.

O “Caminhos do Imperador” é um circuito turístico que oferece uma série de atrações e atividades também para um dia inteiro. O passeio completo começa no Espaço Cultural Hemir Gil Caetano, localizado na loja Almek Center, e leva o visitante a conhecer um grande acervo da história regional.

 

Alunos de Euclidelândia e Itaocara participam do passeio "Caminhos do Imperador"

 

O primeiro ponto de parada do passeio é a Pedra do Chapéu onde, segundo a história, Dom Pedro II parou para tirar um cochilo e, ao acordar apressado, esqueceu o chapéu sobre a pedra, dando origem ao nome. Seguindo o percurso, os visitantes conhecem o Açude de Areias, em uma região que reúne uma grande variedade de pássaros e outros animais da fauna brasileira. De acordo com antigos moradores, no local existiam casas e plantações e o açude havia surgido misteriosamente.

Outros pontos de visita são a Vila Areinhas e a histórica Fazenda Santa Rita. A Villa Areinhas é uma comunidade quilombola onde 90% dos habitantes são negros e descendentes direto dos escravos da Fazenda de Areias. Já a Fazenda Santa Rita possui ainda as ruínas das antigas senzalas e foi o local onde o Barão de Nova Friburgo comercializava os escravos.

Durante todo o passeio, os participantes podem admirar as belezas do distrito e a rica história que Boa Sorte possui.

 

Alunos de Euclidelândia e Itaocara participam do passeio "Caminhos do Imperador"

 

Alunos de Euclidelândia e Itaocara participam do passeio "Caminhos do Imperador"

Ver anterior

Atendimento Itinerante da Rio+Saneamento chega à cidade de Carmo

Ver próximo

Festa dos Carecas acontecerá neste final de semana em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!