Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na primeira semana do projeto ‘Jornal na Escola’, que teve início mês passado, numa parceria entre o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em Cantagalo, e o JORNAL DA REGIÃO, os exemplares do JR foram distribuídos pela professora Taynã Nacif, de língua portuguesa, na turma 2002, e por outros professores, também nas turmas 2001 e CN 2001.
– Incentivei os alunos a lerem as notícias de forma muito simples, através do meu exemplo. Após distribuir os exemplares, comecei a ler silenciosamente as notícias e, aos poucos, os alunos envolveram-se na leitura e comentaram as reportagens entre eles – afirmou a professora.
Na semana seguinte, Taynã Nacif utilizou os jornais “velhos” para ensinar gramática. “Cada grupo escolheu uma notícia, destacando os verbos, o tempo verbal predominante, as locuções verbais (verbos auxiliares e principais), os verbos em forma nominal, enfim, estudaram, na prática da leitura, um conteúdo considerado chato por muitos, inclusive por mim. Percebi que os alunos, mesmo cursando o segundo ano do ensino médio, ainda apresentam dificuldade em identificar o verbo e suas conjugações”, contou.
O uso do jornal facilitou a assimilação do conteúdo, além de possibilitar o trabalho diversificado, visto que cada grupo analisou textos diferentes, possibilitando a ampliação do estudo de verbo, expondo, cada um, suas considerações aos outros grupos. “Num trabalho dinâmico e simples, desenvolvi o estudo de verbo de forma agradável e menos massante, se comparado aos tempos em que tínhamos que decorar as conjugações verbais de forma descontextualizada”, destacou Taynã Nacif.
O ‘Jornal na Escola’, que poderá ser estendido, em breve, às redes municipais, dependendo das prefeituras, teve início com proposta levada pelo JR à direção do Zulmira, em reunião com o diretor geral, Luiz Antônio Cavalheiro, e a diretora-adjunta, Alessandra Garcia, em 30 de outubro.
A proposta é tão interessante que chamou a atenção de empresas, interessadas em patrocinar o projeto, como a Riedy Magazine, que está engajada na proposta de tornar o JORNAL DA REGIÃO mais uma importante ferramenta pedagógica.