Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Considerado como um monumento histórico de Cantagalo, o antigo prédio da Câmara Municipal ainda está em processo de restauração. Construído para ser um hotel, o prédio funcionou durante muitos anos como sede da prefeitura municipal. Palco de histórias e decisões importantes da cidade, o imovel também está em fase de tombamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Fundado em 1902, o antigo prédio da Câmara Municipal iniciou o seu processo de reforma após o vereador João Bosco Cardoso solicitar junto ao deputado Glauber Braga, a inserção de uma verba parlamentar no valor de R$ 700 mil para a sua restauração. A iniciativa trouxe esperanças para os cantagalenses, mas o início das obras ainda não começou. De acordo com especialistas, todo o processo deve atender às exigências do IPHAN, que estabelece critérios rigorosos em todas as fases da reforma, e fiscaliza os recursos para a obra.
Vale lembrar que em novembro de 2019, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizou a sua primeira visita técnica à antiga sede da Câmara. Na ocasião, a inspeção teve como objetivo instruir o processo de tombamento federal e analisar as condições do prédio, para que o órgão de patrimônio pudesse emitir um parecer viabilizando a Emenda Parlamentar conquistada pelo legislativo municipal.
Atualização de recursos
A Prefeitura de Cantagalo anunciou recentemente a retificação do edital responsável pela escolha da contratação de uma empresa especializada de engenharia para a reforma sem ampliação do antigo edifício da Câmara Municipal. Publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, o documento atualizou o valor dos recursos disponíveis para a obra do prédio histórico. Segundo o anúncio, o valor estimado da licitação passou a ser de R$959.331,73.
Cobrança da população
Enquanto o processo de restauração do monumento histórico de Cantagalo não inicia, na internet é grande o número de pessoas que cobram das autoridades um posicionamento para a reforma do espaço. A moradora da cidade, Elzeli Werneck Roque, por exemplo, fez uma postagem nas redes sociais pedindo providências na restauração do prédio que faz parte da história do seu município.
Segundo a moradora, é preciso recuperar o prédio, reformar o espaço e colocá-lo novamente em funcionamento, pois o local possui uma “linda arquitetura”. A munícipe também afirmou que o monumento foi palco de muitas decisões e por isso é preciso olhar com carinho para a sua história.