Rodovia RJ-116 opera em sistema de pare e siga na Serra dos Três Picos nesta segunda-feira
Nos dias 27 e 28 de março, o Comitê de Bacia de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) participou da III Oficina de Implantação da Área de Preservação Ambiental Federal dos Mananciais do Rio Paraíba do Sul. O evento foi realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Jardim Botânico no Rio de Janeiro-RJ. A oficina contou com a participação do secretário de meio ambiente de Duas Barras, Claudinei Marins de Alencar, e do técnico da secretaria de meio ambiente de Nova Friburgo, Pedro Higgins, além de representantes da secretaria-executiva do CBH-R2R.
Esta unidade de conservação já foi implantada no estado de São Paulo. No entanto, devido à ausência dos documentos técnicos no momento de sua implantação, as áreas nos territórios fluminenses e mineiros não foram implantadas à época. As áreas que compõem essa APA Federal estão distribuídas ao longo da bacia do Rio Paraíba do Sul. Na região do Rio Dois Rios, os municípios que possuem territórios desta unidade de conservação são: Nova Friburgo, Duas Barras, Trajano de Moraes, Bom Jardim e Cantagalo.
Recentemente, os documentos técnicos que delimitam as áreas fluminenses e mineiras foram recuperados pela equipe gestora da unidade, permitindo que o ICMBio iniciasse o processo para a implantação completa da APA Federal na bacia do Rio Paraíba do Sul. Nesse contexto, já foram realizadas duas oficinas anteriores, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais. A terceira oficina ocorreu na cidade do Rio de Janeiro e contou com a participação de diversos atores institucionais do estado, especialmente os comitês de bacia hidrográfica fluminense.