A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Friburgo foi selecionada entre as 400 melhores ONGs do Brasil, entre 300 mil participantes. O prêmio é oferecido pelo Instituto Doar que, com a ajuda de jornalistas e equipes de pesquisa, seleciona, entre todas as organizações não governamentais brasileiras, as que mais merecem receber contribuições financeiras pelo bom trabalho prestado à sociedade.
A Apae de Nova Friburgo completou 40 anos em maio de 2019 e, neste momento, atende cerca de 600 pessoas. Para Maria das Dores Pacheco, a Dorinha, presidente da instituição, foi um longo caminho percorrido, mas sem arrependimentos, porque fez tudo em nome do seu filho.
“Eu tenho um filho especial, a moleira dele fechou antes do tempo e impediu o desenvolvimento do cérebro dele. O pediatra que o atendia, na época, achou que não era nada demais. Fui a um especialista no Rio de Janeiro que me disse que ele deveria ser operado. Naquela época, há 50 anos, não era comum operar um neném, e toda a minha família resistiu a essa ideia. Eu demorei um pouco até voltar ao Rio, decidida a operar, mas aí já havia passado do prazo e o organismo dele não aceitaria mais a operação. Voltei a Friburgo decidida a cuidar dele, seja como fosse”, conta.
Dorinha voltou com o filho para Nova Friburgo, onde passaram a receber atendimento pela Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape). Ela conta que, por ser uma das poucas instituições para atendimento a deficientes mentais na região, a Afape não tinha possibilidade de oferecer o atendimento na dimensão que ela esperava, e decidiu, por conta própria, com os aprendizados que tinha acumulado na associação, cuidar do filho.
Antes mesmo de saber que já existiam as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, Dorinha fundou sou próprio grupo de apoio. Contando com a colaboração de parceiros, ela passou a oferecer atendimento a outras famílias. Após sugestão de uma amiga educadora, Dorinha visitou a Apae do Rio de Janeiro, decidiu unir seu projeto à proposta das Apaes e iniciou a fundação da associação em Nova Friburgo.
Atualmente, a Apae é uma das principais instituições de atendimento a pessoas com deficiência em Nova Friburgo. A instituição oferece atendimento para a família desde o nascimento do neném, com avaliação e pesquisa por meio de exames, passando pelo grupo de acompanhamento que recebe a família e analisa a situação passada por eles, até a educação precoce, oferecida pela organização para determinar se a criança está ou não preparada para frequentar uma escola regular.