Após 50 anos, Colégio Católico Santo Agostinho amplia atendimento a Bom Jardim e região

Em entrevista exclusiva ao JORNAL DA REGIÃO, o diretor do Colégio Santo Agostinho, Frei Alex, ao lado da vice-diretora Teresa Cristina, falou sobre a atuação do tradicional colégio católico presente em Bom Jardim há quase 50 anos, que, hoje, é referência em educação para inúmeros alunos do município e de toda a região.

Segundo Frei Alex, o colégio está sob a responsabilidade dos freis católicos agostinianos descalços ligados à Ordem de Santo Agostinho (OSA), que tem como sede provincial a cidade de Ourinhos, no estado de São Paulo, onde, este mês, representantes da Itália, do Paraguai e do Brasil elegeram, para um mandato de três anos, o Frei Vilmar como novo Provincial da Ordem, que pertence à Província de Santa Rita de Cássia.

– Nosso espírito é de comunidade a serviço da Igreja com atuação especial nas missões e na área de educação, como no caso de Bom Jardim. Somos a única ordem do mundo que, além do voto de castidade, pobreza e obediência, fazemos também o voto de humildade. 

Nossa congregação atualmente está presente em várias cidades no Paraná; em Ourinhos (SP); Rio de Janeiro; Paraguai; Filipinas; Itália; Indonésia e outras ações missionárias espalhadas pelo mundo. Nossa Casa Geral está situada em Roma, sob a responsabilidade do atual Prior Geral, Frei Luigi Pingelli – confirmou o sacerdote.

Falando do trabalho dos agostinianos em Bom Jardim, Frei Alex confirmou que ele atualmente é o responsável pela direção do colégio, sendo o Frei Diego o diretor financeiro. Frei Diomar atua como professor e Frei Cézar responde como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que tem a Igreja Matriz, no Centro da cidade.

Ele fez questão de lembrar que a atuação dos agostinianos em Bom Jardim só foi possível até os dias de hoje graças ao trabalho iniciado há quase 50 anos pelos freis Ângelo, Francisco Spotto e Antônio Dezideri, que plantaram as primeiras sementes de evangelização no município.

Preocupados em dar continuidade ao trabalho da Ordem dos Agostinianos Descalços no Brasil, seminaristas estão sendo preparados pela Congregação em Ramos, no Rio de Janeiro, em Ourinhos (SP), no Paraná e no Paraguai. 

Para os interessados da região em entrar para Ordem de Santo Agostinho, podem entrar em contato com Frei Alex no próprio colégio, em Bom Jardim, ou entrar em contato pelo telefone (22) 2566-2788.

Trabalhando no colégio há cerca de 15 anos, após um convite da então diretora Maria Augusta, a atual vice-diretora, Teresa Cristina, há cerca de 10 anos, após um convite do diretor Frei Jurandir, iniciou uma nova etapa de trabalho junto ao educandário com o objetivo de modernizar e atualizar a orientação pedagógica do colégio. 

Esse trabalho teve início com 135 alunos e, hoje, já conta com quase 500. “Atualizamos a nossa pedagogia e investimos na qualidade da formação dos professores e demais profissionais da nossa equipe. 

Além disso, ampliamos e modernizamos a infraestrutura do colégio com a implantação de mais salas de aula, o que possibilitou a entrada de novos alunos.

Nossa educação segue a linha tradicional, sem deixar de lado a modernidade e os avanços tecnológicos que nos interligam ao resto do mundo, mas não abrimos mão da participação da família, que deve acompanhar, de perto, o processo de formação dos seus filhos. Assim como não abrimos mão dos nossos princípios religiosos católicos, sem deixar de lado a dimensão ecumênica da nossa fé, aceitando alunos de outras religiões cristãs que desejam estudar conosco.

O viés social, a solidariedade e a prática da caridade também são considerados fundamentais na nossa formação, onde o respeito a si mesmo e o amor ao próximo estão na base da nossa educação libertadora e comprometida com a Igreja e a sociedade”, reafirma.

Esse trabalho, segundo ela, reflete não só no crescimento do número de alunos que hoje já atinge a marca de 500, mas no número de profissionais da equipe, que passou de 35 para 62 pessoas, entre professores, monitores, coordenadores e pessoal de apoio.

– Além disso, estamos investindo em mais formação para os alunos com preparação especial nos fins de semana para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os cursos de pré-vestibular com aulas aos sábados, e mudamos a forma de avaliar nossos alunos, que, a partir de uma sugestão trazida por uma de nossas coordenadoras, Ana Paula, ampliou sua condição de melhoria de nota com recuperação integrada de suas defasagens ao longo do ano – explica.

Ela lembra que o colégio, que atende do maternal ao ensino médio completo, passando pelo fundamental, do 1º ao 9º ano, funciona em dois turnos, pela manhã, das 7h às 12h10min.,  e à tarde, das 12h30min. às 17 horas. E informa que, para os interessados em estudar no Santo Agostinho, basta procurar a secretaria do colégio para maiores informações ou pelo telefone (22) 2566-2788.

E finaliza: “agradeço a Deus, que está sempre conosco, nos guiando e iluminando; a todos que participam desta obra de Santo Agostinho e aos freis da Ordem Agostiniana Descalça, que atuaram e continuam atuando em Bom Jardim”.

Ver anterior

Segunda Porta Santa é aberta na Diocese, em Cantagalo

Ver próximo

Prefeito fala de conquistas e investimentos no aniversário de 20 anos de Macuco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!