Com o objetivo de formar novos árbitros e assistentes de futebol, a Escola de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) está realizando, em Macuco, com parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Liga Desportiva de Macuco (LDM), curso de formação e atualização de árbitros de futebol. O curso tem duração de 11 sábados. Teve início em abril e será encerrado somente em junho.
Os alunos estão cursando diversas disciplinas que são necessárias para conduzir uma partida de futebol, com regras de futebol, psicologia aplicada à arbitragem, nutrição, primeiros socorros, legislação desportiva e prática de árbitro e assistente.
As aulas práticas acontecem no Estádio de Futebol Dr. Mário Freire Martins e as aulas teóricas no auditório do Ciep Municipalizado Honório Peçanha.
O curso é coordenado pelo diretor da Escola de Árbitros da Ferj Professor Carlos Elias Pimentel (ex-árbitro da Fifa) e supervisionado pelo coordenador da Ferj na Região Serrana, Diogo Latini, que também é secretário de Esporte e Lazer de Macuco. O curso é ministrado em Macuco é o mesmo curso de árbitros que forma o quadro de arbitragem profissional do Campeonato Carioca.
Segundo Diogo Latini, árbitros como Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) e Antônio Frederico Scheneider (CBF/RJ) foram os incentivadores para trazer o curso para Macuco.
– Agradeço ao prefeito Félix Lengruber (PMDB) por dar condições para sediarmos o curso; ao presidente da Ferj, Rubens Lopes; e ao professor Carlos Elias Pimentel por escolherem Macuco para sediar esse curso – afirmou Diogo Latini.