Áreas de risco de Nova Friburgo ganharão unidades de proteção

O secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, João Paulo Mori, viajou, no último dia 30 de janeiro, até o Rio de Janeiro, quando esteve na Secretaria Estadual de Defesa Civil, para saber sobre a divulgação do resultado final do exame físico do processo seletivo e convocação para os exames de saúde. Processo este que contratará agentes comunitários, remunerados, para atuarem em comunidades de risco – os exames de saúde foram realizados nas últimas segunda e terça-feiras, dias 4 e 5 de fevereiro. A divulgação dos resultados será dia 15 de fevereiro. O início do exame documental e pesquisa social será no dia 5 de março, com o resultado final do concurso e relação dos indicados à matrícula, dia 7 de março. A partir desses resultados, os aprovados frequentarão aulas de capacitação e treinamento para que, na sequência, o Governo do Estado possa instalar as Unidades de Proteção Civil (UPC) previstas para a Região Serrana.

A Defesa Civil Estadual vai ocupar 49 áreas de risco de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Bom Jardim, com as UPC, nos pontos de apoio, em contêineres. Agentes treinados pela Defesa Civil atuarão 24 horas, recebendo alertas de risco, realizando treinamentos com moradores e, nos casos de enchentes ou desabamentos, ajudando na evacuação das casas.

As UPC serão instaladas em módulos semelhantes aos das UPA e terão ligação direta, por telefone e por internet, com o Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad) da Defesa Civil, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro. Dali, os agentes vão receber avisos meteorológicos e de riscos de catástrofes. Para atuar nas UPC, serão contratados 170 agentes comunitários, dos próprios bairros, que serão remunerados para trabalhar na prevenção de catástrofes.

Ao todo, serão 42 UPC, implantadas em 49 comunidades que são atendidas pelo sistema de sirenes que avisam dos riscos de inundação. Cada comunidade deve receber dois contêineres para instalação das UPC. Três funcionários, em regime de escala, vão ficar recebendo alertas e preparando as pessoas. Eles vão ajudar a Defesa Civil nos casos de emergência e o trabalho será 24 horas. Inicialmente, as UPC serão instaladas em algumas comunidades, mas com expectativa de ampliação, segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil. O trabalho dos agentes não irá substituir a ação dos líderes comunitários que atuam de maneira voluntária, que recebem alertas por SMS sempre que há previsão de grande volume de chuvas.

Atualmente, há 84 sirenes instaladas em áreas risco de Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim e Teresópolis. Sempre que o centro de monitoramento da Defesa Civil percebe algum problema, os líderes comunitários recebem uma mensagem por celular avisando o risco que se aproxima.

Ver anterior

Defesa Civil e Trânsito propõe Plano de Ajuda Mútua à Lafarge

Ver próximo

Ipituna e Valão do Barro poderão ter repetidora de celular

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!