Arginina: Para que Serve Esse Suplemento?

Em primeiro lugar, a arginina é um dos 20 aminoácidos que compõem nossas proteínas.

Representa um papel importante na divisão celular, no funcionamento do sistema imunológico, na secreção de certos hormônios, como o do crescimento, entre outras funções.

No entanto, apesar do organismo ter a capacidade de sintetizá-la, em certas condições, pode ser que sua ingestão seja insuficiente, tornando a sua suplementação necessária.

Suplementos alimentares

A seguir, confira para que serve esse suplemento, juntamente com seus benefícios.

O que é arginina?

A  arginina é considerada um aminoácido “semi-essencial”, ou seja, significa que o organismo a sintetiza normalmente em função de suas necessidades.

A partir da arginina, o corpo fabrica o óxido nítrico, uma substância que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, e a creatina, um nutriente não essencial associado ao desenvolvimento e bom funcionamento dos músculos.

Como entra na composição das proteínas, encontra-se em alguns alimentos, como por exemplo:

  1. Aveia;
  2. Arroz integral;
  3. Leguminosas;
  4. Nozes;
  5. Peixes;
  6. Carnes vermelhas.

Entretanto, a quantidade produzida pode não  ser suficiente, em particular durante o período de crescimento, em adultos que praticam atividades físicas intensas ou vítimas de um acidente ou uma infecção grave.

Oleaginosas

Por isso a importância da suplementação ou pelo menos adotar uma dieta alimentar rica em proteínas.

Você pode encontrar a Arginina sem sair de casa, o perfil da Bio High divulgou no twitter que o suplemento está com um desconto no site oficial, ficou ainda melhor para comprar, veja mais detalhes.

Para que serve o suplemento de arginina?

Listamos aqui algumas condições onde o suplemento de arginina pode trazer muitos benefícios:

Fortalecimento do sistema imunológico

Além de ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico, o suplemento de arginina estimula as defesas naturais do corpo e reduz a frequência de infecções.

Serve também para reduzir alergias e crises de asma antes que aconteçam.

Inclusive é utilizada em hospitais, principalmente em casos de tratamento de imunodepressão, e para acelerar o processo de cicatrização.

Melhora da performance física

Isso  ocorre devido ao papel do aminoácido no organismo, como sua participação na produção de creatina, a qual intervém na contração muscular.

Melhora da performance física

Pesquisas já comprovaram os efeitos da arginina na força ou resistência dos atletas, até mesmo melhorando a performance em pessoas que praticam atividade moderada.

Estudos clínicos indicaram que idosos que consomem arginina correm menos risco de quedas e fraturas em razão da redução da massa muscular. E o efeito é potencializado se praticam alguma atividade física.

Ajuda na disfunção erétil

Estudos comprovaram que a Arginina é um potente vasodilatador, favorece a dilatação dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo indispensável à ereção.

Logo, a arginina pode ajudar graças à sua capacidade de estimular a produção de óxido nítrico no interior das paredes dos vasos sanguíneos.

Seu efeito é mais pronunciado em homens mais velhos que apresentam níveis baixos de óxido nítrico, mas pode ser benéfico para quem tem um problema de ereção.

Favorece o sistema circulatório

O sistema circulatório se compõe do coração e de diversos vasos sanguíneos, sendo responsável por levar nutrientes e oxigênio para todas as células.

Sistema circulatório

Como a arginina é necessária para a produção de óxido nítrico, ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e reduz assim a pressão sobre o coração.

Pessoas com deficiência dessa substância são mais suscetíveis a sofrer de hipertensão ou insuficiência cardíaca.

Controle da glicemia

Os diabéticos que fazem uso do suplemento são mais suscetíveis a ter um melhor controle de sua glicemia.

Ou seja, a arginina ajuda no metabolismo do açúcar para que diminua na circulação sanguínea.

Além disso, pode melhorar a sensibilidade à insulina, que é um hormônio que favorece a absorção da glicose nas células.

Apenas lembrando que os diabéticos possuem pouca sensibilidade à insulina, que leva ao armazenamento de açúcar sob forma de gordura em vez de ser utilizada nas células.

Controle da glicemia

Enfim, esses são apenas alguns exemplos para que serve o suplemento de arginina, e embora possa ser obtida através da alimentação, às vezes, a quantidade não é suficiente para suprir todas as necessidades.

Portanto, fazer uso de um suplemento é uma boa ideia!

Ver anterior

LafargeHolcim investe nas operações em Santa Cruz

Ver próximo

Parlamentares têm até 1º de março para apresentar emendas ao orçamento da União

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!