Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Além do comércio, pesca e pecuária, o distrito de Batatal, em Itaocara, se destaca com a arte da cerâmica, uma tradição de décadas na região. Foto: Reprodução/Internet.
A arte da cerâmica é uma das manifestações artísticas mais importantes da história humana e essa tradição milenar ainda é muito presente no distrito de Batatal, em Itaocara. Na localidade, o artesão Ricardo Gonçalves, de 56 anos, valoriza o ofício há mais de 20 anos. O trabalho do artesão chama a atenção de turistas e visitantes e já é considerado uma tradição na região.
O artesão Ricardo Gonçalves contou ao JR que a arte da cerâmica começou a ser implantada em Itaocara pelo empreendedor Coronel Teixeira, na época do 2º reinado do Brasil. Após muitos anos, a sua família arrendou as terras do militar e deu continuidade ao ofício. Segundo Ricardo, ele aprendeu a trabalhar com a cerâmica com o seu pai, que na época utilizava a maromba, um equipamento antigo para misturar o barro, que era girado por mulas. Atualmente, o mesmo equipamento continua sendo utilizado por profissionais, mas funciona através de energia elétrica.
Depois de muitos anos, a tradição e o amor pela arte em barro continuou com a família Gonçalves. Atualmente, Ricardo continua com a atividade com o seu filho Márcio. Há cerca de 20 anos, o artesão expõe e vende profissionalmente, vasos, estátuas, objetos decorativos e esculturas em Itaocara. As peças também são vendidas para municípios da região, como Cachoeiro do Itapemirim, Campos, Itaperuna, e Região dos Lagos. Além disso, os materiais também são destinados para outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Por fim, Ricardo Gonçalves contou ao JR que a arte da cerâmica já foi mais valorizada na região. O artesão conta que antigamente viajava para diversos municípios do estado do Rio para ministrar cursos sobre a arte em barro. Ricardo já viajou à convite para a região Noroeste fluminense e para cidades como Miracema, Pádua, Cachoeira de Macacu, Aperibé e Cantagalo.