Artesãos apresentam trabalhos e produtos em feira de Cantagalo

Segunda edição faz sucesso e aproxima artesãos das mais diversas áreas

Dar oportunidade a artesãos do município de exporem seus trabalhos, compartilhar seus talentos e, de quebra, ganhar um dinheirinho, seja negociando seus produtos na hora ou garantindo encomendas futuras. Este é o objetivo da Feira de Artesanato de Cantagalo, cuja segunda edição foi realizada nesse sábado, em Cantagalo. Dezenas de artesãos das mais variadas áreas participaram, consolidando o sucesso da feira, que teve sua primeira versão apresentada em 22 de setembro.

Participando da feira e dando atenção, o tempo todo, aos artesãos e visitantes, o assessor de Cultura, vereador eleito Rafael Carvalhaes (PSL), representou a secretária Darlene Machado, de Cultura, e o prefeito Guga de Paula (PP). Para ele, a Secretaria Municipal de Cultura, promotora do evento, quer uma maior aproximação com os artesãos do município.

– Também estamos incentivando esses artesãos, esses grandes artistas, a confeccionarem lembranças de Cantagalo, para que nossos visitantes possam levar algo que marque a sua estada aqui conosco e também mostre o que temos de melhor e mais valoroso: o nosso povo, a nossa gente – destacou Carvalhaes.

Na feira, entre tantos outros trabalhos manuais, estiveram trabalhos em madeira, em papelão, vidro, cerâmica, plástico, pano, pintura em tela, além da parte gastronômica, com salgados e doces variados, entre eles o procurado pastel de Madalena de Cássia Pietrani Abrão, a Cassinha, como é mais conhecida. Também participaram projetos sociais, como o que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social no bairro Novo Horizonte, a cerca de sete quilômetros do Centro da cidade.

Na oficina do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, adolescentes e adultos recebem a oportunidade de desenvolver seus talentos. São trabalhos como os que utilizam materiais recicláveis, como caixas de leite, que dão vida a lindos vasos de planta, por exemplo. Um dos instrutores do Cras, o artesão Gelbe Lima Vieira, também mostrou belos cestos confeccionados pelos artesãos do bairro e que chamaram a atenção dos visitantes.

O projeto ‘Nem Luxo, Nem Lixo’, desenvolvido pelo Instituto Holcim em parceria com a Associação de Moradores do Bairro São José, o mais populoso de Cantagalo, também participou da feira destacando o sabão ecológico, como é chamado o sabão em pedra fabricado na oficina do projeto no bairro e que tem como matéria-prima básica restos de óleo de soja usado, numa ação de sustentabilidade bastante admirada.

Ver anterior

Felipe Santa Cruz vence eleições no estado é o novo presidente da OAB/RJ

Ver próximo

Marcos Antônio Soares Longo volta às ruínas de Canudos, no sertão da Bahia

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!