Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Era de setembro de 1993 e eu, com meus 27 anos, realizando o sonho de ser pastor em uma cidade do interior. Entendi que a Cidade de Carmo era o campo missionário para aquele tempo e fui começar minha evangelização pelo prefeito da cidade na época, no caso Serginho Soares.
Muito longe de misturar religião com política, minha visão foi começar pelo líder como uma forma de abençoar o município como um todo. “Feliz é a cidade cujo Deus é o Senhor. Orai pela Paz da cidade, pois na sua paz vós tereis paz!” A Bíblia está repleta de recomendações e ensinamentos para que os governantes dependam de Deus em sua missão de governar o Povo.
Foi quando me encontrei pela primeira vez com Sérgio Soares (Serginho para os mais íntimos), que se tornou um amigo no decorrer de quase 3 décadas. A Bíblia que lhe entreguei se tornou seu manual de vida prática. Não foi à toa que todas as obras realizadas em seu mandato eram sempre inauguradas com a presença de um Padre e de um Pastor.
Serginho, sem saber, estava me dando oportunidade para aprimorar minha pregação aos políticos. Os anos se passaram, eu me mudei de Carmo e Deus continuou me dando os ouvidos dos políticos para ouvirem o recado de Deus. Preguei para candidatos à presidência, governadores, senadores, deputados… Porém nunca perdi minha característica de não ser politicamente correto. A todos ensinei que Deus odeia a corrupção e ama o caráter.
Passado o pleito eleitoral, tendo Sérgio Soares sido eleito, fico mais à vontade com minhas palavras, pois não estou pedindo votos. Quero sim dizer que os Carmenses acertaram em sua escolha, pois conheço o homem íntegro, bom pai e marido, que dentro ou fora do seu cargo executivo sempre foi humilde e sincero.
Peço que o Senhor Deus dê a ele muita sabedoria. Peço aos Carmenses muita parceria e compreensão. Estamos vivendo os dias mais difíceis da existência da sociedade moderna. Seja você deste ou daquele partido político, desta ou daquela religião. Todos irão concordar olhando ao redor que não é fácil ser um líder neste tempo de pandemia. Líderes empresários estão sofrendo, líderes religiosos estão convivendo com a angústia de suas ovelhas. Líderes políticos estão sendo pressionados pela crise financeira, educacional e social que se desenha em nosso contexto.
Para que a sociedade sobreviva, e claro isso inclui a sociedade carmense, todos precisamos desejar e trabalhar para o melhor de todos. O egoísmo de quem perde uma eleição em qualquer lugar do mundo traz a tendência de se torcer para que o ganhador faça um péssimo mandato.
Escrevo essas linhas direto da Flórida, após Donald Trump ter perdido as eleições. Os conservadores não queriam a vitória de Biden, mas o sentimento agora é para que seu governo dê muito certo. Isso é tão verdade, que nunca se falou tanto das eleições americanas em nosso país. Pois o que acontece nos EUA afeta o Brasil.
Voltando ao Carmo, se o líder do executivo for abençoado, isso significa benção a todos os cidadãos. A Bíblia afirma que: “Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme” – Provérbios 29:2.
Em tempos difíceis, quando o assunto é escolher um líder político, Carmo ganha um experiente prefeito com um histórico de sucesso em seu mandato. Ou seja, cabe a cada carmense ter sinergia e fazer sua parte para o melhor para a Cidade Bela!
Eduardo Baldaci é Pastor Batista em Orlando,FL – USA.
Graduado em Liderança Internacional pelo Haggai Institute.
Foi Pastor em Carmo entre 1992 e 1999.