Prefeito eleito de Duas Barras participa de evento em Campos
O descontentamento médico que gerou a criação da Unimed de Santos (001), no litoral de São Paulo, em 1967, existia em todo território nacional. Assim, em 1975, na cidade de Nova Friburgo, onde as empresas que exploravam o serviço médico com fins lucrativos já penetravam de modo acelerado, o pediatra Dr. João Hélio Rocha mobilizou os colegas daquele município e das cidades vizinhas para a criação de uma Unimed.
Em Cantagalo, onde trabalhavam quatro médicos, alguns colegas de Nova Friburgo vieram e fizeram convite para participação na Unimed que seria criada.
Na noite de 13 de janeiro de 1975, meu saudoso colega e amigo Dr. João Nicolau Guzzo e eu comparecemos à Nova Friburgo para a solenidade de criação da nova Unimed. Infelizmente, lá chegando, fomos informados pelos colegas que nos convidaram, que só poderiam participar da Unimed Nova Friburgo os colegas que exerciam a profissão naquela cidade: era uma exigência estatutária.
Diante da informação, retornei à Cantagalo. Todavia, Dr. João Guzzo lá permaneceu, como Presidente da Associação Médica Noroeste Fluminense, que abrangia oito municípios da região e congregava 21 médicos. Éramos tão poucos naquela época!
Muitos anos depois, em uma foto da fundação da Unimed Nova Friburgo, ele aparece junto ao Dr. João Hélio e outros colegas daquela cidade, formando a mesa que presidiu os trabalhos daquela histórica reunião. Assim era o Dr. João Guzzo, nunca desistia dos seus objetivos!
Criada a Unimed Nova Friburgo, seu presidente, durante vários anos, foi o Dr. João Hélio Rocha. A empresa era embrionária e funcionava em uma sala na Av. Alberto Braune.
Todavia, o tempo passou e o embrião cresceu. Em 1975, foi comprada a sede, na rua Prudente de Moraes, 60, no bairro Vila Nova.
Em 1994, em prédio próprio, é instalado o serviço de pronto atendimento e, em 1997, ocorre a inauguração do Hospital da Unimed Nova Friburgo, que não para de ser ampliado, conforme as necessidades de cada momento.
Hoje, com 46 anos, a Unimed Nova Friburgo, além do extraordinário patrimônio material, conta com 311 médicos cooperados, 66.000 clientes, 2447 empresas contratantes e 684 colaboradores (funcionários). Conta, também, com vários parceiros, a saber: 12 hospitais, 22 laboratórios e 92 clínicas de diversas especialidades.
A força propulsora do desenvolvimento da Unimed Nova Friburgo, a caminho de meio século, resulta de quatro componentes:
- A seriedade e responsabilidade dos colegas componentes das diretorias e conselhos que, periodicamente, são eleitos para dirigir a cooperativa;
- O bom trabalho técnico dos médicos cooperados e serviços credenciados;
- A competência e empenho dos seus funcionários, tanto do serviço administrativo como da área hospitalar;
- O aporte financeiro dos nossos clientes, tanto pessoas físicas como empresas contratantes, credores de todo carinho e dedicação de nossos cooperados.
De um fato tenho certeza: os atuais cooperados passarão, mas a nossa Unimed Nova Friburgo seguirá na sua trajetória de bem servir a humanidade.
Júlio Marcos Carvalho é médico e já foi vereador do município de Cantagalo.