Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após um longo período se dedicando ao trabalho como engenheiro, o artista está de volta à sua cidade natal. Foto: Reprodução/Internet
Conhecida por abrigar diversos talentos das mais diversas áreas artísticas e culturais, a cidade do Carmo abre portas para mais um talento das artes plásticas: José Antônio Maia. De família carmense, o artista se mudou para o município no período da pandemia e, desde então, realiza diversos trabalhos com pinturas a óleo sobre tela. Os quadros remontam pinturas sacras, retratos, paisagens, entre outras figuras presentes em seu próprio ateliê, chamado “JMAIA”.
História
Os trabalhos com arte de José Antônio Maia foram influenciados ainda na adolescência. Tudo começou após a sua participação em um Concurso de Desenho de uma feira de ciência na cidade do Carmo, na qual conquistou o 1º lugar. Conhecido por sua habilidade, o artista começou a ser convidado para trabalhos estudantis e a sua paixão pela arte o fez trilhar novos conhecimentos. Desde muito jovem, José Antônio iniciou estudos de retrato e aprendeu técnicas de carvão, pastel e óleo sobre tela.
Após se dedicar por muitos anos ao trabalho como engenheiro em multinacionais, José Antônio voltou a percorrer o caminho da arte. Atualmente, o artista participa de exposições coletivas e individuais, e já possui obras publicadas em livros. Além disso, exerce o ofício de professor de desenho e pintura em diversas cidades da região. O seu mais recente passo foi a criação do ateliê “JMAIA”, um espaço convidativo na cidade do Carmo, ideal para quem busca conhecer mais sobre as técnicas de pinturas e desenhos.
Inspirações
Em entrevista ao Jornal da Região, o artista carmense contou quais são as inspirações do seu trabalho. José Antônio diz que “os dias ficam melhores quando somados a arte” e acredita que ela traz benefícios para a sociedade.
“Tenho certeza absoluta que a arte faz um grande papel no sentido de igualdade e traz como benefício a importância que, por vezes, torna-se esquecida diante da sociedade. Eu tive e tenho alunos com necessidades onde a pintura surge como alimento e sustentação, trazendo confiança e credibilidade que por vezes estavam se perdendo. A arte é infinitamente benéfica”, contou o artista.
Quando o assunto é a rotina de produção, José Antônio conta que é difícil focar em apenas um gênero da pintura, pois o seu olhar está atento a “tudo o que o rodeia”. No entanto, ele diz que a construção de quadros com paisagens é algo que o fascina. Já entre as suas inspirações no mundo das artes, estão pintores de diferentes características artísticas e períodos da história. O carmense aprecia os trabalhos de Pablo Picasso, Renoir, Sorolla, Leonardo da Vinci, Paul Cézanne, Michelangelo entre outros.
Redes sociais
Por fim, além de desenvolver um excelente trabalho em seu ateliê no município do Carmo, José Antônio Maia também está presente nas redes sociais. O artista compartilha no Instagram (galeriadeartejmaia) a sua rotina de produção e as obras mais recentes. Além disso, também possui um site, com pinturas disponíveis para a venda, trabalhos de alunos e suas exposições pelo estado do Rio.