Artista plástico de Duas Barras retrata as 92 cidades do estado do Rio de Janeiro

O artista plástico Ronan Paes de Pinho, natural da cidade de Duas Barras, realizou, recentemente, o feito de retratar todas as 92 cidades do estado do Rio de Janeiro. Através de pinturas feitas com diferentes materiais, técnicas e estilos, o pintor autodidata realizou o projeto com o objetivo de homenagear e ressaltar as belezas do estado.

Na lista de artes produzidas estão destacadas igrejas, capelas, fazendas históricas, cachoeiras, praias, faróis, ferrovias, teleféricos, universidades, museus e outros cenários que valorizam a cultura de cada município. Segundo Ronan, foram mais de 100 telas produzidas entre os anos de 2018 e 2024.

Inicialmente, eu pintei a igreja de Duas Barras aleatoriamente. Depois pintei a igreja de Bom Jardim, Carmo e Cordeiro. Daí tive a ideia de pintar todas as cidades do interior. Depois de ter feito isso eu pensei: porque não tentar todas as cidades do Estado?”, afirmou.

Ainda de acordo com o artista, “em toda a história nunca houve alguém que fizesse pinturas de todos os municípios de um único estado”. Segundo Ronan, o projeto representa “um grande orgulho” já que foi realizado sem nenhum auxílio governamental.

 

 

O trabalho do artista

O artista bibarrense Ronan Paes de Pinho utiliza materiais variados na hora de compor cada obra. Segundo ele, a arte pode surgir de madeiras, telas, azulejos, pisos, paredes e garrafas, seja com tinta óleo ou acrílica. O artista também afirma utilizar diferentes técnicas, usando a sua experiência em realismo, surrealismo e 3D, arte sacra, além da criação de pinturas clássicas e contemporâneas.

Além de retratar as cidades do estado do Rio, Ronan também utiliza a sua sensibilidade e criatividade para transformar diferentes ideias e objetos em arte. “Transformo filmes e músicas sertanejas de raiz em quadros. Eu vejo a arte nas coisas mais simples da vida, as inspirações podem vir de uma construção luxuosa ou de uma simples estrada do interior, de um palácio ou de uma casinha velha”, afirmou o pintor.

 

Ver anterior

Cidades da região registram casos de mortes com dengue

Ver próximo

Encontro Regional de Turismo é realizado em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!