Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Foi um descasca banana daqui, acende fogo em seguida, põe açúcar na sequência e mexe, mas mexe muito até o doce chegar ao ponto. Assim foi o segundo dia do curso ministrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – Emater na localidade de Doutor Elias – Monte Café. A secretária da pasta, Juliana Esteves Viana também participou de uma das aulas ministrada pela instrutora Vanessa Cristina de Paula Lage.
O curso foi apresentado para as alunas que consideraram o momento especial e de realização pessoal, afinal, elas concluíram o curso de Tecnologia e Elaboração de Doce em Massa. Cada uma recebeu uma apostila para acompanhar em tempo real os textos e imagens gerados em slides. A ação teve como objetivo capacitar as mulheres e prepará-las para o mercado de trabalho.
O município de Trajano de Moraes é tido como o quarto maior produtor de banana no estado do Rio de Janeiro. “Estamos levando através das aulas conhecimentos e especialização. Os moradores tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar a confecção e o manuseio de massas e posteriormente ver como se faz um doce caseiro”, explicou a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana.
O curso ensinou teoria e prática e reforçou os conhecimentos em noções básicas de higiene para manusear o alimento. Vale ressaltar que todos os protocolos de segurança determinados pelo Ministério da Saúde foram seguidos, como o uso de máscara e álcool gel.
“A capacitação tem como objetivo a promoção e inclusão das alunas no mundo do trabalho, por meio de ações de identificação, sensibilização, desenvolvimento de habilidades e futuramente uma posição financeira independente. A próxima localidade a receber o curso será Maria Mendonça. O prefeito Rodrigo Viana pediu que fosse viabilizado algo útil a população, e assim estamos fazendo”, concluiu Juliana Esteves Viana.