Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nhayson, que começou na Escolinha de Futebol do Cantagalo Esporte Clube, marcou o gol do título do Friburguense na 9ª Copa da Amizade Geraldo Leão
O nome pode parecer complicado – Nhayson Huanne da Silva Rosa –, mas, com a bola nos pés e dentro das quatro linhas a história é outra. Um dos grandes destaques da equipe sub-13 do Friburguense Atlético Clube, o Tricolor da Serra, tem apenas 13 anos de idade, é lateral direito e mora no bairro São José, o mais populoso de Cantagalo.
Em 15 de setembro, Nhayson, depois de dar um show de bola e mostrar que tem futuro na profissão de jogador profissional, foi campeão, com sua equipe, da 9ª Copa da Amizade Geraldo Leão, realizada em Nova Friburgo e cuja final aconteceu no Estádio Eduardo Guinle, a casa do Friburguense. A vitória em cima do São Pedro veio com um gol do cantagalense aos 20 minutos do primeiro tempo. Apesar do equilíbrio da partida e da forte pressão do adversário, o Friburguense quase ampliou o placar no segundo tempo, mas a partida terminou com 1 a 0 para o Tricolor da Serra e a comemoração não só do time, mas, em especial, de Nhayson, autor do gol do título, que vibrou muito durante a famosa volta olímpica no estádio.
Nhayson, que, em setembro deste ano, completou um ano como integrante da equipe do Friburguense, começou a carreira bem cedo, na Escolinha de Futebol do Cantagalo Esporte Clube, no Estádio Acúrcio Torres, em Cantagalo, onde contava com todo apoio dos pais, a merendeira da rede municipal de ensino Dilcéia Cristina da Silva e o comerciante Gilmar da Silva Rosa. No Cantagalo, passou por três treinadores, que são unânimes em afirmar o talento do garoto: Alex Coelho, Jonas Matias e Nivaldo.
Para o teste no Friburguense, Nhayson, que cursa o 8º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em Cantagalo, foi levado por outro nome importante na sua vida, o treinador Enéas Carneiro. A aprovação foi imediata e o atleta logo caiu nas graças da torcida e do técnico Almir Fonseca, o Mimi, como é mais conhecido, que tem uma dedicação especial com as equipes de base do clube.