Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os atletas cantagalenses Fabrício Ferreira Garcia, de 35 anos, e Marcos Alexandre da Silva, de 29, vão defender a Seleção Brasileira de Futebol de Amputados na próxima Copa do Mundo da modalidade, que será realizada na Turquia, em 2022. A competição vai valorizar o esporte, que é uma adaptação do futebol convencional, e também já garantiu muitas vitórias para o Brasil em torneios mundiais.
A modalidade de Futebol de Amputados está crescendo pelo mundo e atualmente a Seleção Brasileira é tetracampeã da categoria. O esporte também tem se destacado no país, que conta com cerca de 20 times. No próximo ano, será a vez de dois representantes da região trazerem mais conquistas para o Brasil, além de construir novos capítulos de sucesso na história do esporte.
O esportista Fabrício Ferreira Garcia é natural de Cantagalo e descobriu o Futebol de Amputados em 2007 após sofrer um acidente de trabalho. Na época, Fabrício assistiu a uma reportagem na televisão que falava sobre a modalidade. A história trouxe esperanças ao atleta que viu no esporte uma chance de voltar a jogar futebol, que é a sua maior paixão. Após longos anos de trabalho e novas oportunidades, o esportista passou a disputar muitas competições mundo afora e ganhou torneios importantes. Segundo Fabrício, o convite para representar a Seleção Brasileira na Copa de 2022 é uma oportunidade maravilhosa, que já vinha sendo almejada com muito trabalho e treinamento.
Marcos Alexandre da Silva também é cantagalense e foi criado no distrito de Euclidelândia. O atleta teve a sua vida mudada radicalmente após sofrer um acidente automobilístico no ano de 2013. A partir de então, o esportista conheceu também Fabrício Garcia, que o apresentou a modalidade para amputados. O atleta, que também era apaixonado pelo futebol, viu uma nova chance de continuar fazendo aquilo que gosta. Após anos de muito trabalho e dedicação, Marcos Alexandre participou de campeonatos importantes e ganhou, em 2014, o Campeonato Brasileiro de Amputados, sendo eleito o melhor jogador.
Ao ser convocado para a Copa do Mundo na Turquia, o esportista diz que recebeu a oportunidade com gratidão e pretende treinar muito para representar o seu país.
Os atletas, nascidos em Cantagalo, foram convocados para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo dos Amputados.