Audiência discute extração de calcário entre Euclidelândia e Boa Sorte

Por orientação da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), da Secretaria de Estado do Ambiente, foi convocada audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), com relação ao requerimento de licença prévia da empresa Votorantim Cimentos para a atividade de extração de calcário, localizada na Estrada que liga Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, à localidade de Ligante, na Fazenda Bartolomeu, zona rural de Euclidelândia, terceiro distrito do município.

A audiência foi realizada no dia 19 de agosto, no Ginásio Poliesportivo João Borges Machado, em Euclidelândia, com a presença de representantes da comunidade de Boa Sorte e de Euclidelândia. O ex-presidente da Associação de Moradores de Boa Sorte, Júlio Vidal, que também já foi administrador distrital, participou do encontro. “Tive a oportunidade de conhecer e conversar com o atual gerente da fábrica de cimento Votorantim, Carlos Flores Escalona, que garantiu que o transporte de material será feito somente durante o dia”, afirmou.

Segundo Vidal, há uma preocupação com o movimento de caminhões na região. “Todos os caminhões da marca Volvo vão descer a serra do Sobrado e pegar a Rodovia Abílio Morgado (RJ-152), passando por Boa Sorte”, afirmou Vidal.

Quanto à estrada vicinal que liga à pedreira, onde será retirado o material para a fábrica de cimento, será mantida pela própria Votorantim. O vereador  de Cantagalo, Sebastião Carvalho Cesário, Tião Carne Seca (PSB), presente à reunião, questionou como ficaria o estado da estrada vicinal, da pedreira até o Sobrado.

O representante da Votorantim Cimentos, o gerente técnico Rodrigo Sansonowski, garantiu que a empresa manterá a estrada vicinal em boas condições, conservará as cercas e as nascentes que existem na propriedade da Votorantim, onde está localizada a pedreira, o que tranquilizou a comunidade, que vinha demonstrando preocupação com as consequências do escoamento da produção da indústria.

Ver anterior

Grupo Cimentazzi, do Nordeste, deve instalar fábrica em Carmo

Ver próximo

Empresários têm reunião com Cedae preocupados com falta de água

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!