Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
No bairro Lavrinhas, por exemplo, o fato da não entrega das correspondências tem sido um transtorno para os moradores. Um morador do bairro que não quis se identificar diz que chegou a pagar conta em atraso e com multa porque não teve tempo de ir até os Correios existente no local para pegar as correspondências que lá são depositadas. Como a agência dos Correios do bairro atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ele afirma que muitas pessoas não conseguem ir até o local em função do trabalho e ficam sem ter como pagar em dia as contas que chegam. “Não podemos nem mesmo retirar as correspondências em nome de outras pessoas da família se não tivermos uma declaração formal, o que dificulta ainda mais a situação”, afirmou.
Buscando solucionar este problema, a Câmara Municipal de Cordeiro realizou, no dia 24 de novembro, uma audiência pública, quando representantes dos Correios, do Legislativo, do Executivo e da comunidade puderam debater e encontrar, em conjunto, soluções para o problema. O evento foi comandado pelo presidente da Casa, vereador Luciano Batatinha.
Um dos representantes dos Correios foi o assessor técnico regional Bruno Barbosa Pereira. O representante informou que, entre abril e maio de 2012, está sendo esperada a realização de um levantamento que detectará a demanda existente e a quantidade de carteiros a ser suprida na cidade. Com a finalização do estudo, os dados seriam remetidos a Brasília para a tomada das decisões, como, quando e quantos carteiros seriam necessários contratar.
O diretor solicitou a compreensão da população diante do problema, reforçando que os funcionários dos Correios não têm culpa direta no atraso da entrega das correspondências e que estão fazendo o que podem neste momento. “Temos um projeto no Rio, denominado ‘Prefeituras’, onde tanto os Correios quanto a Prefeitura estreitem as relações, assinam um termo de compromisso buscam promover uma ação articulada para resolver estes problemas, atendendo à portaria 311, do Ministério das Comunicações”, afirmou Bruno Pereira.
Também estiveram presentes à audiência na Câmara Municipal a gerente dos Correios de Cordeiro, Karine Rits; o gerente de Atividades Externas, Sérgio Azevedo; e o representante do Diretório Regional, Omar de Assis Moreira.