Aula inaugural marca início do projeto ‘Euclidelândia Costurando o Futuro’

Sem sair da comunidade, 30 mulheres vão frequentar curso de corte e costura através de parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada

Levar a moradoras do terceiro distrito de Cantagalo a oportunidade de aprender uma profissão que abre cada vez mais vagas no mercado de trabalho da região. Este é o objetivo do projeto ‘Euclidelândia Costurando o Futuro’, que está dando início a um curso de corte e costura envolvendo 30 mulheres da comunidade. A aula inaugural foi realizada na última sexta-feira, 27 de junho, na sede da Associação de Moradores de Euclidelândia (AME).

A iniciativa conta com parceria de órgãos governamentais e não governamentais. Participam, além da AME, a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social; a Votorantim Cimentos, que possui uma fábrica dentro do distrito; e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), através da Escola Técnica de Confecção.

Durante o evento, a secretária de Assistência Social, Madalena Bard, destacou a importância do curso para a comunidade e a oportunidade de trabalho que está sendo levada às mulheres do distrito, que podem ser capacitadas sem terem que sair da localidade, já que o curso mais próximo fica no Centro da cidade, há mais de 20 quilômetros. Representando também o prefeito Saulo Gouvea (PT), ela disse que o município dará o apoio necessário ao projeto, inclusive na implantação de outros tipos de curso.

De acordo com o presidente da AME, Lucinei Ribeiro Guimarães, foram 38 inscritas em apenas dois dias – 8 e 9 de maio. “Como são apenas 30 vagas, não pudemos atender, de imediato, a todas. Mas vamos formar uma lista de espera para a próxima turma. O importante é que a iniciativa, que já existia, foi ampliada e ganhou novos parceiros, o que nos possibilitou atender a um número muito maior de pessoas”, contou.

Gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Euclidelândia, Carlos Vicente Flores Escalona, que também representou o Instituto Votorantim, informou que a participação da empresa no projeto é resultado de uma política social criada pelo Grupo Votorantim, que procura buscar formas de auxiliar as comunidades do entorno das localidades onde estão inseridas suas unidades fabris. “Aqui, em Euclidelândia, temos várias ações e ainda queremos implantar outras, sem falar nas demais cidades da região, no entorno de Cantagalo. Para que pudéssemos compor este projeto, foi criado um conselho comunitário, que envolve representantes da empresa, do Governo Municipal e de vários segmentos da sociedade. Das discussões desse conselho é que saem as principais ações empreendidas pelo Instituto Votorantim e pela própria Votorantim Cimentos. É uma satisfação imensa poder estar participando de um momento tão importante como esse”, destacou Escalona.

Coordenadora da Oficina de Costura do projeto, Selma Costa disse que as aulas teóricas e práticas terão início na próxima semana. O curso será ministrado na própria sede da AME, em três turnos – manhã, tarde e noite –, em dois encontros semanais. A duração será de um ano. Ela também informou que as 30 alunas matriculadas têm idades entre 18 e 29 anos.

Também estiveram participando do evento os vereadores Sebastião Carvalho Cesário, o Tião Carne Seca (PSB), e Zé da Uta (PSL). Tião Carne Seca, um dos idealizadores do projeto, lembrou as dificuldades encontradas pelos moradores em se capacitar para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e enalteceu a parceria formada para tornar o projeto uma realidade. Na mesma linha, Zé da Uta disse que o importante é que parcerias entre a iniciativa privada e o poder público têm como resultado benefícios à população.

Instituto Votorantim participa de projeto em Euclidelândia

Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua, a Votorantim Cimentos (VC) investe em ações sociais voltadas às áreas de cultura, promoção do emprego e renda, educação, esporte, fortalecimento da gestão pública, entre outros.

Quando se fala especificamente de Cantagalo, a Votorantim Cimentos tem como norte o tema “dinamismo econômico” a longo prazo. Nesta frente a VC estimula as oportunidades de desenvolvimento econômico para o município, contribuindo para a geração de trabalho e renda.

O projeto ‘Costurando o Futuro’, em Euclidelândia, mostra o quanto há capacidade e talentos locais na comunidade. A Associação de Moradores de Euclidelândia (AME), no ano de 2013, passou por uma formação intensa apoiada pela Votorantim Cimentos e pelo Instituto Votorantim, cujo objetivo era fortalecer-se enquanto associação sustentável e qualificada. A associação teve apoio técnico especializado para escrever projetos e foi neste cenário que nasceu o projeto ‘Costurando o Futuro’.

Hoje, a associação mostra o quanto é possível transformar a experiência e formação que tiveram em frutos positivos para o bem da comunidade.

A Votorantim Cimentos se diz orgulhosa por apoiar o projeto e por saber que 30 pessoas sairão qualificadas em corte e costura e apoiadas para sua colocação no mercado de trabalho.

Além da qualificação técnica propriamente dita, a associação participará das feiras de artesanato, tradicionais no distrito de Euclidelândia, expondo os artigos produzidos pelos alunos.

Ver anterior

Acidente com ônibus escolar deixa crianças e motorista feridos

Ver próximo

Prefeito de Duas Barras vai a Brasília atrás de novos recursos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!