Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O número de roubos em Cordeiro, se comparado com o mesmo período do ano passado, aumentou. De janeiro a setembro de 2013, foram 155 roubos. Já este ano, no mesmo período, foram 174 roubos. Os crimes com homicídio aumentaram de dois para quatro neste mesmo período, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro.
Diante do crescimento de delitos, onde roubos, furtos e tráfico de drogas são os crimes que mais afligem a sociedade, autoridades estão mobilizando esforços no combate à criminalidade. O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) disse que pretende implantar um projeto inteligente, com monitoramento de câmeras e uma central 24 horas, e abrir concurso para contratar novos guardas municipais para auxílio à Polícia Militar (PM).
Os policiais militares foram unânimes em afirmar que é indispensável criar uma força tarefa para que agentes públicos locais consigam, junto às autoridades estaduais, o aumento do efetivo policial em Cordeiro.
– Isso é fundamental pelo número reduzido de profissionais defendendo a segurança dos cidadãos. Hoje, mais de 130 policiais dessa área servem nas UPP’s da capital – exemplificou o major Faria, acrescentando que repassou a Leandro Monteiro a ideia de lutar pela criação de um batalhão ou companhia da PM no Parque de Exposições Raul Veiga.
O capitão Jocélio Bezerra disse que, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela carência de efetivo, as ações continuam. “Nosso serviço de inteligência agiu rápido quanto aos dois últimos delitos registrados em Cordeiro. Prendemos dois acusados e outro está foragido. Infelizmente, eles prestaram depoimento e foram liberados, pois a lei faculta esse direito a quem não é preso em flagrante. Sabemos que é difícil aceitar, mas somos cumpridores da lei e fizemos nossa parte”, disse.
Em recente entrevista, o subcomandante da Polícia Militar, tenente Castelão, afirmou que o efetivo seria aumentado, com o dobro de viaturas e policiais em Cordeiro, “face à demanda dos últimos anos e ao efetivo que estava à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para as eleições”.
Outra informação interessante repassada pelo representante da PM foi que o maior valor roubado em Cordeiro foi de R$ 350, deduzindo ser para gastos com drogas. “Nas nossas estatísticas, já identificamos que alguns roubos são feitos em motos com duas pessoas encapuzadas. Iremos intensificar o trabalho nas motos, tentando sufocar o tráfico de drogas”, garantiu o tenente Castelão.