Autores do livro “Álbum das Fazendas de Cantagalo” recebem Moção de Parabenização

A pesquisadora Rosa Maria de Oliveira Werneck Rossi de Carvalho e seu esposo Sebastião Antônio Bastos de Carvalho (in memorian) foram homenageados pela Câmara Municipal de Cantagalo com uma Moção de Parabenização pela autoria do livro “Álbum das Fazendas de Cantagalo“. A obra, que é uma das mais elogiadas da região, traz informações e imagens preciosas sobre antigas fazendas cantagalenses e suas histórias e tradições.

Autores do livro "Álbum das Fazendas de Cantagalo” recebem Moção de Parabenização
“Álbum das Fazendas de Cantagalo”

O livro conta com intensas e numerosas pesquisas realizadas entre o período de 1991 e 2013, e foi desenvolvido sob o patrocínio do Centro de Estudos e Pesquisas Euclides da Cunha (Cepec). Para a idealização do álbum, foram realizadas inúmeras entrevistas com diversos proprietários de fazendas da região. Além disso, o trabalho contou ainda com grande esforço dos autores para descobrir e chegar a patrimônios fascinantes ainda desconhecidos.

Foram muitas as idas e vindas! Várias visitas às fazendas e inúmeras entrevistas com os respectivos guardiões desses relevantes patrimônios da história cantagalense. Eu ainda me lembro das estradas e de suas curvas sinuosas, das porteiras e de cada acolhimento com muita cordialidade”, destacou a autora Rosa Maria de Carvalho, no livro.

Autores do livro "Álbum das Fazendas de Cantagalo” recebem Moção de Parabenização
A Moção foi proposta pelo vereador Matheus Arruda

Além de trazer a público diversas fazendas históricas, o álbum também evidencia a importância de cada uma delas para o desenvolvimento da agricultura e da agropecuária de Cantagalo. Ao todo, o casal de autores, fez o registro das seguintes propriedades: fazendas do Gavião, Areias, Santa Rita, Boa sorte, Boa Vista, São Clemente, Sant’Anna, Mont Vernon, Sossego, Nossa Senhora da Conceição do Rio Negro, Pouso Alto, Aldeia, Retiro, Ronca Pau e São Jorge, São José do Rio Negro, Soledade, Palha, São Lourenço, Água Quente, Lage, Nova União, Santa Bárbara, Santa Izabel, São Joaquim, São Sebastião, Bemposta, Sant’Anna de Pouso Alegre, Batalha, Gamela e o Sítio Guarapiranga.

A Moção foi proposta pelo vereador Matheus Arruda, que estendeu a homenagem também ao proprietário da Fazenda São Clemente, Marcello Cardoso Monnerat, localizada em Boa Sorte. A propriedade foi cedida para o lançamento do álbum e é considerada uma das fazendas históricas mais bem preservadas do estado do Rio de Janeiro.

Ver anterior

Ponte construída pela Prefeitura de Trajano de Moraes em Cachoeira das Neves atenderá a várias famílias

Ver próximo

Comitê do Rio Dois Rios inicia atividade de campo do Projeto Mananciais

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!