Autoridades prestigiam último dia do Seminário de Inovação e Competitividade

No final de novembro, foi realizada a edição 2012 do Seminário de Inovação e Competitividade: Desafios para a Indústria Friburguense. O prefeito de Nova Friburgo, Sergio Xavier (PMDB); o prefeito eleito, Rogério Cabral (PSD); e o representante do Governo do Estado, Allan Nacif, se comprometeram a manter a união encontrada após a tragédia, para ajudar, cada vez mais, o setor metal-mecânico friburguense. Ciceroneados pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro na região, a Firjan Regional, e presidente do Sindmetal, Cláudio Tângari, eles visitaram as instalações do Senai (Serviço Nacional da Indústrias) em Nova Friburgo, antes de se dirigirem ao auditório para as palestras.

– Hoje, temos uma das melhores unidades do Senai Metal-Mecânico do estado. São quase mil alunos. O setor metal-mecânico de Nova Friburgo é essencial para a economia do município, por isso a criação do Distrito Industrial é urgente – disse Tângari. Um vídeo contando um pouco da história deste segmento industrial em Nova Friburgo foi apresentado ao público.

Enfocando a competitividade da indústria, o gerente de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Guilherme Mercês, falou sobre a atual situação econômica mundial e de que maneira ela pode influenciar a vida econômica do Brasil, do Rio de Janeiro e, principalmente, de Nova Friburgo. Segundo ele, a competitividade – tema do seminário – é a palavra de ordem para aqueles que querem sobreviver no mercado.

Mercês falou também das dificuldades enfrentadas pelo setor metal-mecânico e apontou o elevado custo de produção no Brasil como o grande problema de competitividade do País. Ele deixou claro que 2013 será um ano de baixo crescimento para indústria. “Devemos crescer em torno de 2%, mas com a proximidade de eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a tendência é que o mercado vá aquecendo aos poucos”, afirmou.

O futuro prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, adiantou que a construção do Distrito Industrial está nos planos de sua gestão. Já Allan Nacif, representante do Governo do Estado, afirmou que levará todas as questões apontadas no seminário para o vice governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Ver anterior

Caminhoneiros são alvo da ‘Blitz da Saúde’ na RJ-116

Ver próximo

Sindicatos querem redução de níveis salariais para conseguir aumentos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!