Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na eleição municipal deste ano, funcionários de bancos tentam a sorte se candidatando a cargos eletivos. É o caso do bancário Elvis Mutti, funcionário do Banco Itaú, que atualmente é gerente na agência da cidade de Macuco. Ele é formado em administração, já atuou no jornalismo na região, em vários veículos de comunicação, principalmente jornais, mas também trabalhou nas agências de Santo Antônio de Pádua, Bom Jardim e Cordeiro.
Outro colega de banco, também do Itaú Unibanco, é Matias Mendes, que gerencia a agência no município de Cordeiro, mas já trabalhou na agência de Trajano de Moraes. Matias é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do atual prefeito do município de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, que tenta a reeleição.
A participação de bancários nas eleições municipais não é novidade da região, já tivemos outros funcionários disputando eleição, e sendo vitoriosos para os cargos que disputaram. É o caso do atual vice-prefeito de Cantagalo, Valdevino Zanon, que acaba de apresentar seu pedido de demissão na Câmara Municipal, faltando apenas quatro meses para terminar seu mandato, alegando insatisfação da forma como o prefeito Guga de Paula conduziu seu governo. Valdevino respondeu por três Secretarias Municipais durante esta administração, já foi vereador e é funcionário concursado da Caixa Econômica Federal.
Outros dois bancários também saíram vitoriosos em Cantagalo. Foi o caso do bancário Jorge Ernesto Pinto Farah, que é funcionário aposentado do antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj). Jorge Farah foi secretário Municipal, vereador (quatro mandatos) e presidiu a Câmara Municipal. Foi vice-prefeito durante o segundo mandato do prefeito Guga de Paula. Já tentou viabilizar sua candidatura a prefeito, mas não se candidatou ainda.
Outro bancário, funcionário da Caixa Econômica Federal, Fabio Motta, foi eleito por duas vezes vice-prefeito de Cantagalo, de prefeitos diferentes e de correntes políticas também contrárias. Na primeira vez, em 2000 foi eleito vice-prefeito do já falecido prefeito Geraldo Pires Guimaraes. E na segunda vez, em 2004, do prefeito Guga de Paula.
Fábio Motta, que é natural de Três Rios, já foi candidato a deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e também vereador do município em 2008, mas não conseguiu se eleger, em nenhuma destas eleições.
Fábio Motta foi gerente da Caixa Econômica Federal em Cantagalo por muitos anos. Atualmente reside na cidade de Petrópolis.