Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ela tem quase dois mil habitantes. Ocupa uma área de 93.733 mil quilômetros quadrados. E tem apenas 29 anos. Mesmo sendo uma cidade pequena, jovem e com poucos moradores, Nova Boa Vista, que fica no norte do Rio Grande do Sul, é hoje a única “cidade excelente” do país. Municípios de todo o Brasil que oferecem serviços públicos de qualidade à população vão ser reconhecidos em uma nova iniciativa do Grupo Bandeirantes: o Prêmio Band Cidades Excelentes em parceria com o Instituto Aquila. Assista aqui à reportagem especial exibida no Jornal da Band!
Nova Boa Vista atinge quase 82 pontos no índice de gestão municipal Aquila, o IGMA. Essa é a primeira plataforma big data do país a contemplar dados de todos os 5.570 municípios brasileiros. São indicadores públicos ligados a cinco pilares:
- Eficiência Fiscal e Transparência
- Educação
- Saúde e Bem-Estar
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública
Os dados da plataforma são analisados e as cidades pontuadas. A cidade gaúcha, por exemplo, passa dos 95 pontos no critério “desenvolvimento econômico e ordem pública”. A escala vai de 0 a 100. Até 50 pontos, o local é considerado em situação crítica. Entre 50 e 65, em desenvolvimento. Entre 65 e 80, desenvolvido. E acima disso (de 80 a 100) é considerada uma cidade excelente. Entre as capitais, Curitiba tem a melhor pontuação (70,05 IGMA), mas não entra na faixa das cidades excelentes. Ainda de acordo com o ranking, 40% dos municípios (2.277) estão em situação crítica.
Minas Gerais, o estado brasileiro com mais municípios (853), tem quase dois terços deles (63%) em desenvolvimento. Três por cento das cidades do estado são excelentes em eficiência fiscal e saúde e bem-estar, e 2% em educação e desenvolvimento.
É a partir do município que o indivíduo se constitui politicamente como cidadão. E é na cidade que a população interage com o setor público. Portanto, cabe à prefeitura proporcionar a melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. A partir de agora, as cidades que alcançarem os melhores resultados serão homenageadas no Prêmio Band Cidades Excelentes.
O prêmio organizado pela Band vai reconhecer os municípios que alcançarem os melhores índices. Todas as cidades do país serão inscritas automaticamente e poderão enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos pelo site www.band.com.br/cidadesexcelentes. Um benefício para a cidade e também para os brasileiros.
Serão premiadas seis categorias: os mesmos cinco pilares do IGMA, além da vencedora no ranking geral. Os municípios serão divididos em três grupos:
- Menor ou igual a 30 mil habitantes
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes
- Acima de 100 mil habitantes
Primeiro serão conhecidas as dez melhores cidades por estado. As três primeiras de cada categoria vão disputar o prêmio nacional, que será entregue em Brasília em outubro. Chegar lá não será fácil.
Saiba mais sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes em www.band.com.br/cidadesexcelentes.