Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Sociedade Musical 8 de Dezembro, de Duas Barras, completou 100 anos. E para comemorar o centenário, a entidade preparou uma programação especial. As comemorações são uma parceria entre a diretoria da banda e as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo do município.
No dia 08 de dezembro, as 5 horas da manhã, foi realizada a alvorada com a Banda 8 de Dezembro, saindo da sede da sociedade e percorrendo as ruas do município. À noite, houve a procissão em louvor a Nossa Senhora da Conceição, saindo da Igreja Matriz e percorrendo as ruas do centro da cidade, logo depois foi realizada a missa solene na Igreja Matriz.
No dia 19, haverá o concerto do Centenário e de abertura do Natal com a Banda 8 de Dezembro e a Escola Municipal de Educação Musical Nilton José dos Santos, na praça Governador Portela.
Segundo consta no livro “Eu só penso nela”, de autoria do poeta, músico, escritor e compositor bibarrense Farid Habib, a banda foi fundada na década de 20, mais precisamente em 8 de dezembro de 1921, com o nome de Sociedade Musical 8 de Dezembro, que mantém até os dias atuais.
Teve como primeiro presidente o padre João de Barros e como primeiro maestro Oscar de Itaboraí, sendo os músicos oriundos da Banda Progressistas 8 de Maio. Entre o grupo dos fundadores, destaca-se o nome de Sebastião José dos Santos, mais conhecido como Tião da Banda, que foi maestro da 8 de Dezembro por cerca de 40 anos consecutivos.
Em sua sede própria, construída em 1954, a centenária banda conserva um acervo imagens marcantes da sua história, além de troféus e títulos conquistados em concursos e encontros de bandas em âmbito estadual.